Prefeito de Atibaia determina abertura de processo administrativo para apurar ação da GCM no Caetetuba

O prefeito Emil Ono determinou, pela manhã, a instauração de sindicância para apurar os fatos ocorridos nos arredores do Complexo Santa Clara, no bairro Caetetuba, envolvendo a Guarda Civil Municipal nesta segunda-feira (15) e divulgado por meio de vídeo nas redes sociais.

Os três guardas envolvidos inicialmente na ação foram afastados dos serviços externos da GCM e realocados para funções administrativas até que sejam concluídas as apurações. A Polícia Civil também apura o ocorrido.

O secretário de Segurança Pública, Décio Aparecido Mora, esclarece que esta foi uma ação isolada de uma equipe da GCM motivada por uma denúncia de tráfico de entorpecentes e a conduta não condiz com a abordagem orientada pela pasta, a qual deveria ser planejada e coordenada. Segundo apurado pela Secretaria de Segurança Pública, um detido seria conduzido à Delegacia para registro da ocorrência, mas moradores tentaram impedir essa condução, ocasionando o tumulto e, por consequência, uma ação de dispersão por parte das forças de segurança.

A Prefeitura de Atibaia lamenta o ocorrido e reforça que a Guarda Civil Municipal sempre esteve empenhada em agir com responsabilidade na segurança da população. Eventuais excessos por parte dos guardas civis envolvidos acarretarão punições, de acordo com o Código de Ética da GCM.