Atibaia recolhe mais de 5 toneladas de lixo reciclável por dia

Programa ReciclAtibaia atende 100% da área urbana e amplia cada vez mais os pontos de coleta na zona rural do município.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação que estabelece estratégias e metas para lidar com o lixo, completou 10 anos em 2020. Atenta a essa questão, Atibaia busca conciliar desenvolvimento e sustentabi-lidade, sendo uma das poucas cidades brasileiras que conseguiu atingir 100% de coleta seletiva na área urbana, além de ampliar cada vez mais os pontos de coleta também na zona rural. Implantado em 2017 pela Prefeitura da Estância de Atibaia e pela Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE), o ReciclAtibaia recolhe cerca de 5,38 toneladas de resíduos recicláveis por dia.
Na área urbana, a coleta seletiva de porta em porta é realizada uma vez por semana e a relação de dias e horários dos caminhões coletores, além da lista de materiais que são recicláveis, pode ser consultada no endereço: http://bit.ly/ProgramacaoColetaReciclatibaia . Em alguns bairros e na zona rural, a coleta é feita por meio de contêineres disponibilizados nos pontos de entrega voluntária. Atualmente, os bairros rurais da Boa Vista, Cachoeira, Palmares e Vitória Régia são atendidos pelo ReciclAtibaia, mas a ideia é ampliar a coleta seletiva de forma a abranger toda a cidade.
Além de gerar soluções ecologicamente corretas, o ReciclAtibaia também colabora com a questão social, ajudando os trabalhadores da Cooperativa São José, em Caetetuba, responsável pela triagem dos resíduos na cidade. Impactando positivamente na geração de renda dos cooperados, o programa envolve 102 famílias nesse trabalho de separação do lixo.