CIEM III receberá o nome da Professora Esperança Aparecida Giacomin Maeda
A Câmara aprovou na sessão desta semana o projeto de lei nº 22/23, de autoria do vereador Ademilson Militão, que dispõe sobre denominação do Centro lntegrado de Educação Municipal – CIEM lll, em homenagem à Professora Esperança Aparecida Giacomin Maeda.
Esperança nasceu em 8 de novembro de 1950, na Av. Major Alvim (Centro). Foi a filha primogênita dos sete filhos de Arthur Giacomin Sobrinho e de Maria Aparecida de Toledo Giacomin. Casou-se em 1976 em Tokiyoshi Maeda, com quem teve três filhos: Fabiana Regina Giacomin Maeda Bragion, Felipe José Giacomin Maeda e Fernanda Maria Giacomin Maeda.
Esperança realizou o Jardim de Infância no Colégio Externato São José e o Primário na Escola Estadual José Alvim; já o Ginasial e o Clássico foram cursados na Escola Estadual Major Juvenal Alvim. Na mesma época em que cursava o Clássico no período matutino, cursou também o Normal, hoje Magistério, no período vespertino no Instituto Educacional Gertrudes Pires Alvim. Anos depois, quando já lecionava, estava casada e com seus três filhos, finalizou o curso superior de Pedagogia na Faculdade Plínio Augusto do Amaral, em Amparo (SP).
Em sua trajetória profissional foi professora da Educação Infantil nas seguintes escolas: EE Professor Francisco Damante (Bom Jesus dos Perdões), EE Professora Zila Barreto Pacitti, EE José Alvim, Colégio Externato São José e EMEI Florêncio Pires de Camargo (Atibaia). Foi também, na década de 1980, diretora da Escola Municipal Professor Francisco da Silveira Bueno e, durante a gestão do então prefeito Gilberto Sant’Anna, atuou na Biblioteca Pública Municipal Joviano Franco da Silveira.
Esperança Giacomin Maeda faleceu em 21 de fevereiro de 2017, aos 66 anos. Deixou também três netos.