Prefeitura de Atibaia inaugura segunda base do SAMU e reforça atendimento de urgência com motolâncias

Além das melhorias na estrutura física, a nova base traz um reforço importante, as motolâncias.

A Prefeitura de Atibaia inaugurou nesta última quinta-feira (19) a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ampliando e modernizando o suporte de emergência na cidade, que agora conta com duas bases.
A nova estrutura conta com recepção, área administrativa, sala de reuniões, sala de treinamento, almoxarifado, copa, sala de descanso e banheiros, projetados conforme as normas arquitetônicas, garantindo um ambiente funcional e acolhedor para as equipes.
“Estou muito feliz pela conquista dessa importante melhoria para nossa cidade. Às vezes, dois, três, quatro ou cinco minutos são cruciais e podem definir a vida de um paciente. Agradeço também à Secretaria da Saúde por todo o trabalho realizado. Sempre prezei pela técnica e acredito que é por isso que conseguimos ofertar tantos serviços aqui em Atibaia”, concluiu o prefeito Emil Ono.

 

 

MOTOLÂNCIAS
Além das melhorias na estrutura física, a nova base traz um reforço importante: as motolâncias. Esses veículos são fundamentais para o atendimento rápido em situações de emergência. Ágeis e eficientes, as motolâncias conseguem chegar a locais de difícil acesso ou enfrentar tráfego intenso com facilidade, prestando o primeiro atendimento aos pacientes.
Equipadas com materiais essenciais para o suporte básico de vida, como desfibriladores e oxigênio, as motolâncias são conduzidas por profissionais altamente treinados. Eles realizam intervenções imediatas e estabilizam o paciente até a chegada das ambulâncias, ganhando minutos preciosos que podem fazer a diferença no atendimento.
“Só fazendo uma retrospectiva em relação ao trabalho que desenvolvemos aqui dentro do nosso município, qualificando saúde, melhorando a vida das pessoas. Acho que a ampliação desta base é uma dívida que esse município tem com urgência e emergência. Considerando que nesse município nós tivemos nos últimos 10 anos um crescimento populacional de mais de 30 mil pessoas, tivemos uma ampliação da expansão urbana e se faz necessário ampliar serviços, inclusive dar conforto para aqueles que trabalham”, afirmou a Secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.
Com essa nova base e a implementação das motolâncias, Atibaia está fortalecendo seu sistema de saúde, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz à população, especialmente nos momentos críticos.