Mais de 60.000 mudas de morango são distribuídas aos produtores de Atibaia

Fênix, variedade lançada recentemente pela Embrapa, está entre as mudas distribuídas a pequenos produtores familiares da Capital Nacional do Morango.

Em continuidade à política de incentivo aos produtores rurais do município, a Prefeitura de Atibaia realizou nesta quinta-feira (11), no Viveiro Municipal (bairro Boa Vista), a primeira doação de mudas de morango deste ano pelo Programa de Revitalização da Cultura do Morango, com cerca de 60 mil mudas distribuídas. A previsão da Secretaria de Agricultura é de que ao longo de 2024 sejam doadas, no total, cerca de 100 mil mudas de morango nessa iniciativa do Poder Executivo de estímulo à produção do fruto na Capital Nacional do Morango.

Variedades

Na oportunidade, 35 produtores rurais foram beneficiados com mudas de morango da variedade BRS DC25, ou Fênix – Atibaia é a primeira cidade com viveiro público com essas mudas. E, na próxima semana, haverá uma nova entrega de mudas de morangos a produtores, mas da variedade Camino Real.

“Essa iniciativa ajuda muito, é boa para aumentar a produção de morango e incentivar os produtores a plantar cada vez mais, e com a melhor qualidade, pois são mudas de excelente qualidade. A Fênix é uma nova alternativa e é uma novidade que eu já plantei, mais resistente, melhor do que os frutos que têm no mercado hoje, com muitas vantagens para cultivar e comercializar, além de ser uma genética nacional”, ressaltou Adalto Fujitani, produtor de morangos como o pai, que há mais de 40 anos iniciou o cultivo do fruto em Atibaia.

fala (Copy)

Safra de 2024 prejudicada pelo calor

Segundo a Secretaria de Agricultura, a safra de 2024 foi bastante prejudicada pelas ondas de calor recentes, muito acima da média para a região. O ideal durante a fase de formação das mudas por estolões (viveiros) é a ocorrência de verões com temperaturas médias durante o dia entre 20 ºC e 26 ºC, e com temperaturas menores que 15 ºC durante a noite.

Para se ter uma ideia do prejuízo causado pelas ondas de calor à produção de morangos neste ano, no decorrer de 2023, quando as temperaturas foram menos intensas, houve a entrega de mais de 200 mil mudas de morangos a produtores do município.

Fênix

A BRS DC25 (Fênix) foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para realizar o cultivo, recomenda-se que os produtores adquiram plantas matrizes produzidas por cultivos “in vitro”, de laboratórios credenciados pela Embrapa. E esse processo complexo já ocorre no Viveiro Municipal de Atibaia, por meio dos cuidados dos funcionários da Secretaria de Agricultura.

embrapa (Copy)

Capital Nacional do Morango

Vale lembrar que Atibaia foi reconhecida, em 2022, como Capital Nacional do Morango. O município foi o primeiro no Brasil a receber a certificação da PIMO – Produção Integrada de Morango – da Embrapa, um processo que objetiva racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos.

Apoio

Além da doação de mudas de morango, a Secretaria de Agricultura entrega um manual com informações sobre a produção e realiza assistência aos produtores, incluindo visita técnica, análise do solo e preparação da terra, por meio da Patrulha Agrícola Mecanizada.

Viveiro Municipal

Ampliado em abril de 2022 e reformado em 2023, o Viveiro Municipal contém um berçário de mudas de árvores nativas. O espaço, que já contava com uma estufa de 1.400 m², teve a capacidade de produção impulsionada pela Administração Municipal, que investiu na aquisição de mais uma estrutura de 900 m².