Falta a consultas médicas chega a 46% em Atibaia e gera desperdício

Prefeitura orienta munícipes a avisarem unidades de saúde sobre falta para que horário agendado possa ser usado por outro paciente.

Quase metade dos pacientes não apareceu para consultas médicas agendadas nas unidades de saúde de Atibaia em janeiro e fevereiro de 2024. Isso provoca uma série de problemas, desde aumento da demanda futura até desperdício e subutilização de recursos, já que os horários reservados poderiam ser disponibilizados para outros pacientes que precisam de atendimento.

Números
Os dados deste ano são alarmantes. Em janeiro e fevereiro, houve 28.402 consultas agendadas e 13.048 faltas (45,9%). Em 2023, 16,7% faltaram nas consultas agendadas, o que significa que 26.528 pessoas não compareceram em um total de 158.455 agendamentos.

Gráfico

Reaproveitamento de vagas
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os pacientes evitem faltar nas consultas, exames e procedimentos. Se for inevitável, é essencial avisar a unidade de saúde com antecedência. O cidadão pode ligar na unidade e informar sobre a falta ou avisar pessoalmente. Também é necessário que todos estejam com cadastro e telefones atualizados para que a unidade possa entrar em contato informando sobre consultas e exames, com a possibilidade de reaproveitar vagas deixadas por usuários que avisaram sobre falta.

Prejuízos
O absenteísmo de pacientes, que é o ato de não comparecer às consultas ou aos procedimentos agendados sem qualquer aviso prévio ao local responsável pela realização, causa aumento nas filas de espera e ociosidade na utilização dos recursos previamente organizados para atender à demanda agendada. O paciente que não comparece gera desperdício de recursos públicos, acarretando atraso no diagnóstico e dificultando o tratamento adequado em tempo oportuno.