Órfãos, dois filhotes de urutau recebem cuidados na Mata Ciliar

Aprendendo a voar e empoleirar, filhotes de aves podem acabar caindo de seus ninhos naturalmente. E mesmo nesta situação, os pais continuam alimentando e cuidando dos filhotes. Por isso, é importante ressaltar para que as pessoas não peguem os filhotes logo que os avistarem, pois, provavelmente, os pais estarão por perto. A perda do contato materno pode ser prejudicial para o desenvolvimento desses animais, como foi o caso destes dois filhotes de urutau, que chegaram ao Cras da Mata Ciliar, onde estão recebendo os cuidados de nossa equipe.

Um deles foi entregue pelo Departamento de Bem-Estar Animal de Paulínia, encontrado próximo a uma lagoa em área de mata. Enquanto o outro foi entregue pela prefeitura de Indaiatuba, sem histórico. Agora, nossa equipe não medirá esforços para garantir que cresçam saudáveis e aptos para, quem sabe, poderem retornar aos seus habitats.

Vale ressaltar também que a melhor atitude ao se deparar com uma situação como essa é observar se os pais estão vindo cuidar de seus filhotes e lembrar que eles serão sempre mais bem cuidados sob a atenção materna.

Os municípios de Paulínia e Indaiatuba possuem parceria com a Mata Ciliar, que contribuem para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.