Reitor honorário da Universidade de Lisboa apresenta palestra para educadores de Atibaia

Apresentação está disponível para interessados no canal da Prefeitura vídeo abaixo.

Na quinta-feira (8), dando continuidade às ações de formação oferecidas pela Secretaria de Educação aos profissionais da rede municipal de ensino como parte do planejamento do ano letivo de 2024, a Prefeitura promoveu a palestra “Professores: libertar o futuro”, com o Professor Doutor António Nóvoa.

A palestra

Sob o tema “Professores: libertar o futuro”, o Prof. Dr. António Nóvoa compartilhou suas reflexões sobre as perspectivas da Educação, destacando a importância da escola não apenas como um serviço, mas, acima de tudo, como uma instituição que constrói a todos como sociedade, abrindo-os ao mundo e aos outros, ampliando suas liberdades e permitindo a cada um construir um futuro mais promissor.

Segundo a Secretaria de Educação, a vasta experiência acadêmica do palestrante, além de sua atuação como presidente do Comitê de Pesquisa e Redação da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação da Unesco, trouxeram uma contribuição valiosa e marcante para os educadores de Atibaia.

Oportunidade única

Ainda conforme a Pasta, a presença de António Nóvoa, reconhecido internacionalmente como um grande pensador da Educação, foi uma oportunidade única para os educadores de Atibaia ampliarem seus horizontes e adquirirem novos conhecimentos e concepções sobre o futuro da Educação.

A Secretaria de Educação também lembra que a palestra oferecida faz parte da implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia, Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber.

Presencial e virtual

O encontro, realizado no Cine Itá Cultural, contou com a presença de profissionais da Educação de Atibaia previamente inscritos e também pôde ser acompanhado em uma transmissão on-line, simultânea e livre, por meio do canal da Prefeitura no YouTube ( https://bit.ly/4bsOKVI ), onde a palestra segue disponível para os interessados.

Importância das formações da Educação

Ao promover diversas formações na rede municipal de ensino, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com a qualidade e a efetividade do processo educacional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento integral dos alunos, já que educadores e demais profissionais da Educação têm a oportunidade de se prepararem de maneira mais ampla, aprimorando suas práticas, sobretudo pedagógicas.

Palestrante de renome

António Nóvoa é doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, reconhecido internacionalmente como um grande pensador da Educação. Desenvolve pesquisas sobre história da Educação e formação de professores. Atualmente, é reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da mesma instituição. Foi presidente do Comitê de Pesquisa e Redação da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação da Unesco, responsável pelo relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a Educação”, recentemente publicado, apontando caminhos para a transformação da Educação e da escola.