Novo presidente da ACIA foca na ampliação da estrutura
A gestão anterior conseguiu ampliar o número de associados e agora, além desse objetivo, há a preocupação em aumentar a estrutura.
O Atibaiense – Da redação
O novo presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia), Renato Russomanno, concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Atibaiense e falou sobre as metas da nova diretoria, que assumiu a gestão 2024/2025. Uma delas, é a ampliação da estrutura oferecida aos associados.
Renato foi vice-presidente na gestão anterior e deve manter uma das metas que é a de aumentar o número de associados. Na gestão de Rubens Carvalho como presidente, houve um crescimento de 500 para 800 associados.
“Rubens Carvalho aumentou o número de associados em mais de 40%. Foco de crescimento sempre vai continuar, porém, precisamos ter uma Associação que atenda aos associados, que tenha a estrutura para acompanhar o crescimento. Agora, o foco é aumentar nossa prestação de serviços e melhorar o atendimento”, ressaltou.
Atualmente há dezenas de serviços oferecidos pela ACIA a seus associados. Alguns gratuitos e outros pagos, mas com valores mais atrativos. “Entre os serviços oferecidos temos a assinatura digital, que é essencial hoje em dia. Estamos entre as 10 melhores associações do Estado na oferta da assinatura digital. Temos o melhor preço da assinatura digital também”, comenta. Renato cita ainda o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo, que ajuda as empresas na hora de fechar negócio, especialmente financiamentos e consórcios. Esses serviços são pagos.
Outro serviço é de cursos e palestras. Para a nova gestão o presidente conta que devem ser oferecidos cursos de 6 meses de duração e que também devem ser ofertadas pós-graduações. Para os associados, todos os cursos pagos saem mais barato. “Devemos prestar o máximo de serviços e aumentar os produtos oferecidos para os associados”.
Sobre a evolução do comércio em Atibaia, Renato avalia que a pandemia colaborou para o fechamento de muitos negócios, mas alerta que muitos já vinham mal antes e acabaram fechando as portas quando a pandemia exigiu medidas que limitaram o atendimento presencial.
A reabertura trouxe mudanças também, avalia. “O retorno do comércio não foi com força total. Teve concorrente grande, que foram as vendas online, que cresceram absurdamente na pandemia. As pessoas tinham dinheiro, boa parte ficou em home office, não perdeu o emprego. Pessoa não podia viajar, não podia sair. Então compravam produtos pela internet. A entrega de alimentos também aumentou. O comércio não podia ficar só com venda presencial e precisou usar internet para agregar nas vendas”, pondera.
Renato diz que hoje está voltando a crescer a venda presencial. “Pessoas estão com medo de golpes na internet e querem ver o produto, experimentar. Tem também o fator das pessoas quererem sair, passear”.
O presidente afirma que a ACIA sempre focou muito nisso com a Prefeitura, especialmente no Natal, com a decoração que atrai as pessoas para as ruas da cidade. “Tem que investir e tem que ser na cidade inteira, não só o Centro. Pessoas querem passear. Caetetuba tem centro comercial, Cerejeiras, Imperial, Alvinópolis., temos a Alameda Lucas. Tem que enfeitar a cidade inteira. Ajuda muito nas vendas. As festas ajudam. A própria Festa das Flores, se Prefeitura trabalhasse esse gancho, deixando a cidade com cara da festa, ajudaria o comércio”.
A ACIA trabalha com cinco datas principais durante o ano e já tem essas ações em seu calendário oficial. “Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. São as cinco datas mais marcantes do comércio. O Dia das Mães quase ganha do Natal. A ACIA tem em seu calendário essas cinco ações e cada administração pode escolher o que fará, mas tem que criar ações nessas datas”.
Renato diz que um dos diferenciais dos sorteios feitos nessas datas, até o momento, é que o comprador e o dono da loja são premiados com o mesmo produto. No Natal, houve mais de 300 lojas participantes. Agora, para inovar, devem ser trabalhados como prêmios vale-compras nas lojas participantes. Dessa forma, o ganhador vai comprar no comércio local.
Sobre o horário de funcionamento do comércio, que acaba sendo uma reclamação de muitos consumidores, especialmente aos finais de semana, Renato diz que é possível o empresário ter o alvará para funcionar aos finais de semana e que essa é uma decisão do próprio comércio. É preciso seguir as leis trabalhistas, mas o comércio não é impedido de funcionar em horários estendidos.
Para exemplificar que a decisão é do comerciante, Renato lembra o Natal, que teve alvará especial para todo o comércio abrir em horário diferenciado. “Esse ano, por exemplo, o dia 24 de dezembro caiu no domingo. Teve comerciante que nem abriu, teve quem abriu até hora do almoço e teve quem ficou até 18h”.
Ele ressalta, no entanto, que é preciso levar em consideração também fatores que influenciam na decisão do empresário. “Envolve vários fatores. Tem questão de segurança, tem os horários de funcionamento do transporte coletivo aos fins de semana, que é mais limitado e pode dificultar a ida do funcionário para o trabalho. Tem as questões que interferem”.
IDENTIDADE
Sobre a identidade de Atibaia, Renato analisa que toda cidade que quis ter uma única identidade não se deu bem. “Cidade não sobrevive só com uma identidade. Atibaia tem que ser boa para se viver. Tive acesso a uma pesquisa que diz que morador de Atibaia ama a cidade. O turismo é forte aqui. E temos um grande polo de desenvolvimento econômico, temos muitas indústrias. A indústria aqui não tem falta de vaga, tem falta de qualificação. As vagas existem, a indústria gera emprego, mas não tem o profissional para aquela vaga”.
Sobre a oferta de empregos, Renato afirma que desde 2021 a ACIA tem buscando a qualificação. “Montamos um banco de currículos na ACIA. Colocamos as vagas que empresas oferecem e os currículos dos candidatos. A empresa diz que não consegue funcionário e a pessoa diz que não tem emprego. Nós da ACIA fazemos a ponte. Vemos com empresas o que elas precisam para conseguir encontrar os funcionários qualificados e também promover a qualificação. Na ETEC, conseguimos 500 currículos em um dia de palestras. Fizemos palestras de manhã, tarde e noite”.
FEIRAS COMERCIAIS
No final de 2023, um assunto levantou certa polêmica na cidade: a realização de feiras comerciais. A lei atual não permite a realização desse tipo de evento na cidade, mas Renato diz que foi realizada conversa conjunta para adequação. As propostas da ACIA foram apresentadas à Prefeitura para que pudesse virar projeto de lei. “Agora deve ser apresentado à Câmara, para os vereadores votarem. Se aprovado o novo projeto, a lei anterior perde a validade e passa a valer a nova lei. Esse projeto agrega tudo. Atibaia vai ter feira, mas terá também os direitos dos comerciantes locais. Vai ser pensado para todos”.
“A ACIA vai ser sempre a ponte, para defender direitos do comércio e indústria junto à Prefeitura e ao Estado, e também para ajudar a gerar mais empregos”, completa.