Carnaval Atibaia 2024: prazo de inscrição para o sorteio de barracas vai até dia 12

Grito de Carnaval no dia 27 de janeiro abre programação, que ainda contará com Bloco do Zé Pereira, Caveirão, Carnaval na Praça da Matriz e na Jerônimo de Camargo.

A Prefeitura de Atibaia informa que estão abertas as inscrições para o sorteio de barracas do Carnaval 2024. Restrito a entidades de cunho cultural, esportivo, religioso e assistencial, o chamamento público visa regulamentar a comercialização de produtos alimentícios no Grito de Carnaval na Praça Guanabara, no Bloco do Zé Pereira, no Bloco do Caveira e no Carnaval da Praça da Matriz. As organizações interessadas em participar devem se cadastrar até o dia 12 de janeiro pelo protocolo digital de documentos: https://atibaia.1doc.com.br/atendimento .

Ao todo, serão sorteadas 25 barracas. Dessas, cinco serão para o Grito de Carnaval, evento que abre a programação no dia 27 de janeiro, na Praça Guanabara. Neste ano, o Bloco do Zé Pereira será realizado na Rua Guaraci, em frente à Passarela do Samba, no dia 3 de fevereiro, e contará com o maior número de barracas do sorteio: 10 vagas. No dia 9 de fevereiro, será a vez do Bloco do Caveira, também com cinco vagas disponíveis, mesmo número de barracas autorizadas a funcionar no Carnaval da Praça da Matriz, que acontecerá de 10 a 13 de fevereiro.

Para poder concorrer, as entidades devem ter sede em Atibaia e, pelo menos, um ano de existência, comprovada por cópia do CNPJ. No pedido de cadastramento, além da cópia atualizada do cartão de Pessoa Jurídica, as organizações deverão anexar: solicitação de inscrição para o sorteio com papel timbrado da própria entidade; cópia atualizada da Ata de Posse ou Ato de Nomeação do representante legal; e cópia do RG ou CNH do responsável legal pela organização.

Os candidatos farão parte de um sorteio único, público e aberto, que será realizado pela Secretaria de Cultura no dia 15 de janeiro, às 18h, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro). Além das entidades vencedoras, serão sorteados cinco suplentes para preenchimento de vagas no caso de alguma entidade desistir da barraca após o encerramento do processo.

A presença de um representante legal da entidade no momento do sorteio é mais uma das exigências do edital, que também veta a terceirização das barracas, a venda de garrafas de vidro e de outras mercadorias que não sejam gêneros alimentícios, entre outras proibições. O resultado será publicado no dia 17 de janeiro na Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia, onde também é possível acessar o edital de chamamento público na íntegra, com todas as regras do processo: https://www.prefeituradeatibaia.com.br/imprensa/pdf/2023/2608_279552bfa6189c56dd9d975cdd783b4d.pdf .

Programação 2024

As apresentações musicais que vão animar a festa em Atibaia estão em fase de contratação, mas a programação 2024 do Carnaval na Capital Nacional do Morango já tem confirmadas outras atrações imperdíveis, como o Baile da Terceira Idade e o Carnaval da Avenida Jerônimo de Camargo. O tradicional baile faz parte da agenda pré-Carnaval e acontecerá no dia 2 de fevereiro, das 14h às 18h, no Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI (Praça Santo Antônio, nº 79, Alvinópolis).

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a folia tomará conta da Avenida Jerônimo de Camargo e o espaço da Passarela do Samba voltará a receber o Carnaval em um encontro de baterias e blocos que promete animar ainda mais a festa. O evento será realizado em parceria com a União das Escolas de Samba de Atibaia (UESA) e com o Conselho de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT), que destinou cerca de R$ 120 mil do Fundo Municipal de Cultura para que a UESA pudesse investir na compra de instrumentos e camisetas.

Acompanhe os canais oficiais e redes sociais da Prefeitura para não perder as novidades que ainda vêm por aí e confira a programação 2024 do Carnaval de Atibaia:

Carnaval Atibaia 2024

27 de janeiro (sábado)

Grito de Carnaval

Local: Praça Guanabara – Av. Pref. Antônio Júlio de Toledo Garcia Lopes, Jardim das Cerejeiras

Horário: das 19h às 0h

2 de fevereiro (sexta-feira)

Baile da Terceira Idade

Local: Centro de Convivência da Terceira Idade – Praça Santo Antônio, nº 79, Alvinópolis

Horário: das 14h às 18h

3 de fevereiro (sábado)

Bloco do Zé Pereira

Local: Passarela do Samba – Rua Guaraci, Recreio Estoril

Horário: das 18h às 0h

9 de fevereiro (sexta-feira)

Bloco do Caveira

Local: Rua Monsenhor Koli, nº 206, Centro

Horário: das 22h às 2h

10, 11, 12 e 13 de fevereiro

Carnaval da Praça da Matriz

Local: Praça Claudino Alves, Centro

Horário: das 14h às 19h

11 e 12 de fevereiro

Carnaval na Av. Jerônimo de Camargo

Local: Passarela do Samba – Rua Guaraci, Recreio Estoril

Horário: das 19h às 0h