Evento em Brasília premia Atibaia com selo de boas práticas na Saúde

Município obteve reconhecimento no trabalho realizado objetivando a eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis de mãe para filho.

Mais uma excelente notícia para a população de Atibaia neste final de ano! Na última semana, o prefeito Emil Ono participou de um evento em Brasília (DF) em que recebeu, para o município, mais um reconhecimento na área da Saúde: o selo prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis de mãe para filho.

O Ministério da Saúde conta com uma série de padronizações para certificar a eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis em municípios com 100 mil ou mais habitantes, e Atibaia conseguiu obter o selo prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical – da mãe para o filho durante a gestação, o parto e a amamentação.

Em agosto deste ano técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Atibaia para acompanhar as ações da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, eles visitaram algumas unidades de saúde de Atibaia, incluindo a SAE Sumico Ono, serviço de referência no município, o Laboratório Municipal, a Vigilância Epidemiológica e a maternidade da Santa Casa, verificando o processo de trabalho, equipamentos, insumos utilizados, observando prontuários e conversando com as gestantes.

Os critérios para certificação envolvem indicadores de impacto, como incidência de infecção pelo HIV em crianças, taxa de transmissão vertical de HIV e indicadores de processo como proporção de gestantes com pelo menos quatro consultas de pré-natal e proporção de gestantes com pelo menos um teste de HIV durante o pré-natal.

“O reconhecimento do selo prata reforça o compromisso contínuo do Governo Municipal com a saúde materno-infantil, o cuidado com o futuro, junto às mães e às crianças, e com o bem-estar da população”, destacou o prefeito Emil Ono.

“É uma grande satisfação terminar o ano com esse reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho realizado em Atibaia na melhoria da assistência pré-natal e no combate à transmissão vertical, para eliminação dessas doenças emergentes. Agradecemos a todos os trabalhadores de saúde do SUS de Atibaia, que se dedicam incansavelmente e são responsáveis por esse resultado expressivo”, salientou a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.

Vale lembrar que em 2022 o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Atibaia para combater a transmissão vertical já havia garantido à cidade o “Prêmio Luiza Matida” – dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Atibaia ficou entre as 73 cidades que melhor desempenharam ações e trabalhos contra a transmissão vertical.