Acidentes tornam-se cada vez mais comuns em trecho da rodovia Fernão Dias em Atibaia

Em apenas uma semana, foram três acidentes graves que provocaram bloqueio da via e deixaram feridos. Em outubro, houve duas mortes.

O Atibaiense – De redação

O trecho da Rodovia Fernão Dias em Atibaia tem se tornado cada vez mais perigoso, com constantes acidentes, alguns fatais. Somente essa semana foram dois, com um deles interditando totalmente a pista. No mês de outubro, houve duas mortes na rodovia.
A semana já começou com um engavetamento, na segunda-feira, dia 4, no km 43,1, envolvendo cinco veículos. A via chegou a ficar totalmente interditada no sentido Belo Horizonte. O helicóptero Águia da polícia Militar foi acionado para atender uma das vítimas, em estado grave. Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves.
Na terça-feira, dia 5, no km 40, ocorreu um acidente com um caminhão e um carro, bloqueando parcialmente a pista no sentido Belo Horizonte. Houve uma colisão traseira e o carro capotou. Três pessoas apresentaram ferimentos leves.
Na semana passada (dia 27 de novembro), houve o derramamento de carga de madeira no km 36, sentido Belo Horizonte, perto da alça de acesso da Rodovia Dom Pedro I. A carga teria se desprendido da carreta e ficou espalhada na pista, causando a interdição.
Os acidentes tanto na Fernão Dias como na Dom Pedro I são constantes, sendo mais comuns na rodovia federal. Se considerarmos ainda os acidentes em Mairiporã e Bragança Paulista, que muitas vezes afetam quem mora em Atibaia e depende da rodovia, são ainda mais comuns (praticamente diários).
Quem circula pela rodovia percebe que é cada vez mais comum a imprudência dos motoristas, tanto de carros como de caminhões. Há ainda motociclistas que se arriscam em ultrapassagens perigosas. E impera, muitas vezes, a alta velocidade, o que aumenta os riscos de acidentes.
A Fernão Dias está com vários trechos em obras, o que também causa muitas vezes acidentes por falta de atenção dos motoristas.

MORTES
O Infosiga-SP, que é o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, traz dados sobre os acidentes fatais e não fatais tanto nos municípios como nas rodovias. Em Atibaia, nos trechos de rodovias que passam pela cidade, houve três acidentes fatais em setembro e dois em outubro. As duas mortes ocorridas em outubro foram na Fernão Dias. Em setembro, uma delas ocorreu na rodovia. Todas envolveram caminhões.
Ainda não há dados de novembro liberados, mas no dia 18, um homem morreu atropelado na Fernão Dias, trecho de Atibaia (km 41).
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2010, a campanha “1ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito” para conscientizar os países a adotar medidas e reduzir em 50% a mortalidade no trânsito até 2020. Em agosto deste ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o levantamento “Balanço da 1ª década de ação pela segurança no trânsito no Brasil e perspectivas para a 2ª década”.
Entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período, mostrando resultados bastante frustrantes em relação à meta global estipulada pela ONU.
O Ipea estima em 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico o resultado dos acidentes de trânsito no Brasil.