Prefeitura de Atibaia lança Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos

Ação inovadora proporciona geração de renda a idosos em vulnerabilidade social de Atibaia

 

Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de Atibaia lançou oficialmente nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, o Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos (PMTRI), que tem o objetivo de promover a participação ativa dos idosos na recepção e acolhimento da população que usufrui de espaços públicos municipais.

A ação garantirá aos idosos participantes o recebimento mensal de meio salário mínimo a título de bolsa-auxílio, além de seguro pessoal providenciado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As atividades incluem atendimento ao público por quatro horas diárias em espaços nas Secretarias de Cultura, de Turismo, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

 

A cerimônia de lançamento do Programa aconteceu no Fórum da Cidadania e contou com a presença do prefeito Emil Ono, do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, da Secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, do vereador Marcão do Itapetinga, de representantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e demais autoridades locais.

Os interessados em participar devem ter 60 anos ou mais e serem capacitados para desempenhar as atividades. A Secretaria de Saúde realizará avaliações físicas e psíquicas para garantir a aptidão dos candidatos. Vale ressaltar que a prioridade é concedida aos idosos inscritos no Cadastro Único, com renda familiar de até dois salários mínimos e com pelo menos cinco anos de residência no município.

Para se integrar ao Programa é necessário se cadastrar no banco de dados do Departamento do Idoso da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, observando a ordem de inscrições e as aptidões necessárias. O Programa disponibiliza inicialmente vinte vagas, vigentes por 12 meses, com possibilidade de recolocação no mercado.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, esse é um momento de grande alegria para todos. “Somos um governo apaixonado pelas pessoas e, especialmente, pelos idosos. Temos diversas ações para o segmento do idoso e, hoje, com a implantação desse Programa, marcamos o protagonismo e empoderamento das pessoas idosas, que precisam ter uma vida digna, e é por meio de políticas públicas como esta que conseguimos oferecer o que eles realmente merecem. De maneira geral, os idosos permanecem em isolamento e agora poderão se socializar, além de o Programa ofertar sabedoria e conhecimento à população de Atibaia. Estamos fazendo muito pelos idosos, e ver a alegria deles ao praticar um esporte, desempenhar uma atividade, não tem preço. Vamos acolher a sabedoria dos idosos e proporcionar a eles que desfrutem de toda a sua experiência, que ensinem e que se socializem”, disse.

O Departamento do Idoso será responsável pela gestão do PMTRI, indicando locais para atividades, organizando o cadastro dos idosos, promovendo reuniões mensais de formação e aprimoramento, e efetuando a transferência de renda. O Programa estará sujeito ao controle social do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

“É um momento de muita felicidade, posso dizer que vou ter espaço no mercado de trabalho, podendo viver melhor. Não preciso mais ficar dentro de casa esperando a vida passar. Para mim, hoje é um dia de alegria, de bênção, de voltar a trabalhar, de viver novamente”, emocionou-se a contemplada Nerci Alves.

O prefeito Emil Ono, durante seu discurso, emocionou-se ao falar dos idosos, citando sua mãe, Sumico, como exemplo de idosa ativa, experiente e sempre disposta a ajudar a todos. “A experiência da pessoa idosa é algo que temos que levar adiante. É quando nos tornamos pais que começamos a entender a preocupação que os mais velhos têm conosco. Eles, que já contribuíram tanto com a sociedade, têm muita coisa a nos ensinar. Tenho certeza que a interação dos idosos no trabalho será fantástica, com muito comprometimento, educação e respeito. É com imensa alegria que damos início a esse Programa, reafirmando nosso compromisso de cuidar das pessoas”, destacou.

Referência no bem-estar dos idosos

A Prefeitura de Atibaia demonstra diariamente o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida desse público. Prova disso é o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Alvinópolis, que oferece uma série de atividades a esse grupo, incentivando o convívio social e o desenvolvimento pessoal: pilates, yoga, artesanato, canto coral, percussão, dança de salão, dança sênior, viola caipira, violão, universo on-line, jogos de mesa, capoeira e Tai Chi Chuan. Para quem deseja participar, em dezembro serão abertas novas inscrições e basta comparecer na sede do CCTI (Praça Santo Antônio, nº 79, Alvinópolis), munido de documentos pessoais e comprovante de residência.

Na área esportiva, a Prefeitura oferece cerca de dez modalidades gratuitas aos idosos, como atletismo, coreografia, voleibol adaptado (masculino e feminino), natação e jogos de mesa, que incluem jogos tradicionais como tranca, damas, buraco, dominó, sinuca e truco.

A Prefeitura também renovou equipamentos públicos com o objetivo de garantir a segurança e a comodidade dos idosos. A Academia da Saúde, no Cerejeiras, foi reformada e ampliada, alcançando um número maior de atendimentos – hoje registra cerca de 8 mil por mês, em comparação aos 6 mil anteriores.

O local oferece uma série de atividades gratuitas e passou a contar com o Programa de Alzheimer e outras demências, em mais uma importante ação que expande e melhora o atendimento de saúde para a população do município, especialmente os idosos. O atendimento conta com tratamento multidisciplinar com médico neurologista e geriatra, fisiologista, psicólogo, neuropsicólogo, profissional de Educação Física e outras especialidades.

Além de tudo isso, a Prefeitura ainda irá inaugurar, em breve, o Complexo Esportivo do Idoso, na antiga Piscina do Cabral, no bairro Atibaia Jardim, que oferecerá à população atividades como natação, hidropilates, entre outras, proporcionando momentos de lazer, saúde, convivência e diversão.