Atletas de Atibaia brilham nos Jogos Pan-Americanos e conquistam prata no Beisebol

Esportistas integraram a seleção brasileira no campeonato, garantindo medalha inédita para o país nessa modalidade

 

Mais um orgulho para Atibaia! Atletas locais integraram a seleção brasileira de Beisebol nos Jogos Pan-Americanos, que aconteceram entre os dias 18 e 28 de outubro, em Santigo, no Chile, e conquistaram medalha de prata inédita para o país nessa modalidade.

A contribuição de André Rienzo e Jean Tomé foi evidente em cada lance e jogada, solidificando-os como peças fundamentais na busca pelo título. Seus talentos individuais, aliados ao espírito coletivo, foram essenciais para a conquista que enche de orgulho não apenas Atibaia, mas todo o Brasil.

A competição contou com oito equipes masculinas, sendo Brasil, Venezuela, Cuba, Colômbia, Panamá, México, República Dominicana e Chile, cada uma composta por 24 jogadores, totalizando 192 atletas participantes.

A seleção brasileira disputou a final contra a campeã Colômbia e, apesar da derrota, a medalha de prata foi histórica, com o Brasil fazendo uma campanha espetacular. Em seis partidas, foram quatro vitórias, incluindo uma sobre a Colômbia na primeira fase. O time brasileiro conseguiu também vencer outras seleções com tradição no beisebol, como Venezuela, onde ele é o esporte principal, e Cuba, que já foi medalhista de ouro 12 vezes.

Jean Tomé, rebatedor da seleção brasileira, tem 36 anos e é morador de Atibaia com muito orgulho. “Não tenho palavras para descrever a sensação de conquistar a medalha de prata inédita para o Brasil no beisebol. Foi a maior alegria que tive em meus 20 anos como atleta nessa modalidade. Minha vida foi toda aqui e hoje honro no peito essa conquista, motivando mais pessoas a praticar esportes. Vejo o investimento e incentivo da Prefeitura aos esportes, fatores de extrema importância para a disciplina, educação, espírito de equipe e qualidade de vida”.

O atleta conta que conheceu esse esporte em Atibaia e, incentivado pelo primo, passou a treinar. “Me apaixonei logo de primeira, eu era um moleque curioso e fui conhecer. Confesso que foi amor à primeira vista. Atibaia incentiva muito o beisebol e, todos que tiverem oportunidade, conheçam esse esporte. Nunca imaginei ser profissional e hoje faço parte da seleção brasileira. Tudo é um processo, um aprendizado e o mais importante é nunca desistir dos seus objetivos”, finalizou o atleta.

Medalha Beisebol

Exibindo no peito a medalha de prata, o arremessador André Rienzo, de 35 anos, também morador de Atibaia, conta que começou a jogar beisebol com quatro anos de idade. “São mais de 30 anos no beisebol, sendo 20 deles no profissional. Tenho muito orgulho de trazer essa medalha para o Brasil e para nossa cidade, que tanto incentiva as práticas esportivas, sendo um exemplo para diversos outros municípios. Não lembro da minha vida sem o beisebol. Hoje, não tenho palavras para expressar minha alegria e o orgulho de toda campanha que fizemos durante os Jogos Pan-Americanos, com equipes fortes e países que mantêm a tradição do beisebol”, comentou.

André Rienzo lembra que fez parte de projeto social em Atibaia e conseguiu apresentar o esporte para muitas pessoas. “O esporte mudou minha vida. Virei profissional e conheço pessoas que tinham tudo para ir em um caminho errado e foram resgatadas por essa modalidade. A colônia japonesa em Atibaia é muito forte e temos a oportunidade de proporcionar qualidade de vida e cuidar das pessoas por meio desse esporte. Tenho orgulho em representar Atibaia e mostrar que temos dois medalhistas Pan-Americanos de Beisebol em nossa cidade”.

Essa conquista não apenas eleva o nome da cidade no cenário esportivo, mas também serve de inspiração para as gerações futuras. André Rienzo e Jean Tomé são mais que atletas: são exemplos de determinação e garra, mostrando que não há limites para sonhar.

Para quem estiver interessado em praticar beisebol, a Prefeitura oferece essa modalidade gratuitamente no Parque Nipo (Usina Rod. Dom Pedro I Retorno B. Pires) para pessoas de 6 a 16 anos, das 8h às 13h, aos sábados e domingos. E de 13 a 16 anos, de terça a quinta-feira, no Centro de Treinamento do Bairro Loanda e as quartas e quintas, das 16h às 18h, para idades de 6 a 12 anos. Mais informações procurar a Secretaria de Esportes pelo telefone (11) 4414-2270.

Para conhecer as modalidades esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, basta acessar: https://www.atibaia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Treinos-2023-1-09-08-23.pdf .