ACIA estimula comércio de Atibaia e tem crescimento de 60% no número de associados

A atual gestão (2022-2023), presidida pelo empresário Rubens Carvalho, focou ainda em ações para estimular o comércio local.

O Atibaiense – De redação

A atual diretoria da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia) termina o mandato em dezembro deste ano e o presidente Rubens Carvalho concedeu entrevista ao jornal O Atibaiense para um balanço das atividades, consideradas positivas.
O empresário destacou que um dos focos da gestão foi ampliar o número de associados. “Conseguimos atingir o número de 800 associados. A média histórica é perto de 500 associados. Houve um trabalho de ampliação de participação e agora o objetivo é ampliar a participação de indústrias”, ressaltou.

 

 

Como a meta era fazer uma gestão de resultados, pode-se considerar que o crescimento próximo de 60% no total de associados foi um sucesso.
Outro ponto forte foi a criação de um calendário festivo permanente. “Registramos inclusive o site www.valorizeatibaia.com.br e temos cinco eventos anualmente: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. São eventos com premiação para o consumidor e para o lojista. Fornecemos cupons, são sorteios regulados pela Receita Federal e esses eventos viraram um patrimônio da ACIA. Hoje é comum os lojistas usarem nossas campanhas para suas promoções”, destaca.
Rubens explica que as campanhas e sorteios incentivando as compras no comércio local já eram feitas antes pela ACIA, mas de forma mais isolada. Agora, há esse calendário fixo de premiações, motivando os associados e prestigiando os empresários.
Outra ação constante é a realização de cursos, palestras, workshops e treinamentos nas salas da ACIA. O associado e seus funcionários têm gratuidade nesses eventos. “Os pequenos lojistas não têm estrutura própria para treinamento e nós disponibilizamos nosso espaço físico”.

NOVA LEGISLAÇÃO
Rubens Carvalho também comentou o trabalho atual para que haja mudança na legislação referente a realização de feiras e eventos em Atibaia. Houve caso recente que chegou a gerar polêmica e comentários negativos por conta de desinformação.
De acordo com o presidente da ACIA, a entidade foi compelida por vários associados ao saberem que seria realizada uma Feira de Natal em Atibaia. “Nós consultamos a Prefeitura sobre isso e fomos informados que haveria essa feira. Perguntamos então se estaria dentro da lei, pois há legislação própria para esse tipo de evento. Em uma análise mais detalhada, a Prefeitura entendeu que não poderia emitir a autorização pois a feira não seguia a lei. Com isso, alguns empresários entenderam que a ACIA tinha vetado a feira, mas a ACIA não tem capacidade de vetar ou autorizar esse tipo de evento. Cabe à Prefeitura e foi o Poder Executivo que verificou que a feira não estava cumprindo a legislação. A ACIA, que levantou o fato, foi chamada então a colaborar e opinar sobre um novo texto para a lei e é o que estamos fazendo”, explica.
Já foram realizadas várias reuniões e a última delas contou com a presença não apenas de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da ACIA, mas também do prefeito Emil Ono e vereadores. “Estamos sugerindo um texto, que será apresentado para a Prefeitura fazer os ajustes que considerar necessários e também para os vereadores opinarem. Se fizermos dessa forma, poderemos em breve ter um texto novo. A lei é muito antiga, tem mais de 20 anos. O texto antigo, por exemplo, não fala de acessibilidade, sanitários próprios. Fazendo junto com Executivo e Legislativo, no começo do ano devemos ter a lei própria, mais moderna e atualizada”, avalia Rubens.
O presidente da ACIA esclarece que a entidade “tem respeito pelas pessoas, coisas e quer ser respeitada. Missão maior é ser vigilante na defesa do interesse dos seus associados, que são empresários grandes, médios e pequenos da nossa comunidade, que pagam seus impostos, que têm atividade local, endereço fixo caso ocorra alguma queixa”.
Rubens também ressalta que Atibaia tem vocação turística, é uma estância turística, e “não podemos e não queremos ir contra isso. Pelo contrário, queremos estimular feiras, eventos e promoções, mas é importante deixar registrado que a ACIA tem a obrigação de trabalhar dentro da legislação”.

EXPECTATIVAS
O presidente analisa que grande parte do planejado foi executado nesta gestão. “Gostaria de ter deixado a cidade mais enfeitada para o fim de ano, mas tanto a ACIA como seus associados têm limitações econômicas. Então, escolhemos focar nas promoções e sorteios, que são mais permanentes”.
Rubens é otimista quanto ao Natal deste ano e a chegada de 2024. “Expectativa é de um ano melhor. Vivi os momentos da pandemia dentro do conselho da ACIA e tivemos que lutar para encontrar o equilíbrio entre fechar o comércio e permitir que o comerciante sobrevivesse. Em um país como o Brasil, todos os comerciantes e empresários são heróis. Ser empresário no país é uma aventura: há complexidade tributária, surpresas, leis e impostos que mudam. Mas o país vem melhor e está melhor”.