Sabin Atibaia trabalha campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, instituição promoveu palestra de escuta e autocuidado.

Este é o mês de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama. Marcado pelo movimento internacional “Outubro Rosa”, desde de 1990 a data é celebrada anualmente pelas instituições de saúde, entidades médicas e organizações com o objetivo de debater o assunto e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e primeiros sinais da doença. Neste ano, a campanha tem como tema “Informar para proteger. Cuidar para viver”.

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, o número de casos estimados de câncer de mama alcançou 2,3 milhões, representando cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas entre as pessoas do sexo feminino. No mesmo ano, a doença foi responsável pela morte de 685 mil pessoas do sexo feminino em todo o mundo.
No Brasil, o câncer de mama é o primeiro colocado no ranking das neoplasias, tendo mais de 73 mil novos casos a cada ano. Conforme aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2021, a doença provocou 18.139 óbitos, sendo classificada como a que mais mata mulheres no país, atingindo uma porcentagem de mortalidade superior a 16%.
Segundo a médica oncologista do Sabin Atibaia, Dra. Simone Felitti, não há uma causa única para o desenvolvimento desse tipo de neoplasia, mas alguns fatores de risco devem ser observados como sinais de alerta para as mulheres como o sobrepeso, o sedentarismo, o consumo de álcool, o tabagismo e a alimentação excesso de fast foods. O cuidado com relação a esses pontos previne o câncer de mama em 30% dos casos.
“O câncer de mama pode ser detectado logo no início e o diagnóstico precoce auxilia no sucesso dos tratamentos, por isso recomendamos atenção para os sintomas como a presença de nódulo fixo (na maioria das vezes, indolor), pele da mama avermelhada ou com alterações, pequenos caroços nas axilas ou pescoço e a saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos”, explica a médica oncologista.
Felitti lembra da importância do autoexame para autoconhecimento, porém reforça que o método não faz diagnóstico ou prevenção, apenas a mamografia tem esse papel. Ela é uma necessidade em mulheres a partir dos 40 anos e, em qualquer idade, quando solicitada por um médico especialista. O exame disponível nas unidades de saúde encontra o câncer no estágio inicial e permite um tratamento menos agressivo, reduzindo assim as chances de mortalidade pela doença.
Um exemplo disso é Cristiane Donizetti de Almeida, de 52 anos, recepcionista do Albert Sabin Hospital e Maternidade. Ela enfrentou o câncer de mama e foi diagnostica em 2017, ao realizar uma série de exames após perceber a presença de um nódulo no seio esquerdo. “Estava me trocando quando sem querer bati a mão na mama e senti uma dor. Apalpei e notei um nódulo. No dia seguinte, procurei um especialista, que no mesmo dia me encaminhou para a realização de mamografia, ultrassom e uma PAAF – Punção Aspirativa com Agulha Fina”, relata a paciente.
“Ao longo da quimioterapia continuei trabalhando, pois foi isso que me ajudou a ocupar a minha mente para enfrentar esse difícil processo, apesar das náuseas frequentes. Por isso, se pudesse deixar uma mensagem para outras mulheres seria para que elas realizem seus exames de rotina, isso não pode ser deixado para depois”, finaliza Cristiane.
No Sabin Atibaia, o mês de outubro foi marcadopor campanhas de conscientização sobre o câncer de mama euma palestra especial aberta ao público geral ministrada pela Dra. Simone Felitti. Com o objetivo de trazer afeto e incentivo ao autocuidado, “Quem procura, cura!” recebeu cerca de 100 mulheres da comunidade local para uma tarde em prol da saúde e informação.

Sobre o Sabin Atibaia

O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.
Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.