Cardeal-do-nordeste, vítima do tráfico, passa por cirurgia de catarata nos dois olhos

Cada animal que chega ao Cras é uma vida. Este cardeal-do-nordeste, resgatado em uma operação da Polícia Rodoviária Federal, em Atibaia, junto com mais de300 aves vítimas de tráfico apreendidas de dentro de um veículo, mantidas em péssimas condições,também apresentava catarata nos dois olhos, fazendo com que suas atividades naturais fossem comprometidas. Porém, nesta quarta-feira (18), foi realizado uma cirurgia em ambos os olhos para que o animal consiga ter uma segunda chance de vida.

 

O procedimento foi feito em parceria com o oftalmologista veterinário Marcelo Freire (@eyehealth.oftalmoveterinaria), em conjunto com o veterinário anestesista Paulo Gonzalez (@paulogabrielgonzalez).

“Em uma primeira avaliação foi observado a catarata madura bilateral, então, foi sugerido essa cirurgia, sendo realizada com a técnica de incisão, em que fomos irrigando para que o cristalino fosse quebrado e liberado. Agora, é esperar por sua recuperação. E vamos saber que foi bem sucedida quando ele voltar a cantar”, explica Marcelo Freire.

ATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.