Atibaia é referência nacional com modelo para cultivo de morangos

Apelidado de “Modelo Atibaia”, cultivo busca garantir o fornecimento de mudas de qualidade superior, produzidas em canteiros com areia.

Atibaia, a Capital Nacional do Morango, agora também é referência nacional como modelo de produção de mudas de morangos em leito de areia, cultivo que foi desenvolvido a partir de adaptações e modificações no processo tradicional de produção de mudas de morangueiro. O destaque promovido pela Circular Técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  Embrapa, nomeia o projeto de “Modelo Atibaia”, reforçando o trabalho desenvolvido na cidade para agricultores do país inteiro.

Atibaia é a primeira cidade com Viveiro Público com mudas da BRS DC25 (Fênix), e com essa tecnologia de areia, é possível controlar doenças e eventuais pragas, conseguindo assim utilizar o mesmo canteiro por mais tempo, além de obter uma drenagem melhor durante o processo. No momento, os canteiros estão sendo preparados para receber as mudas e auxiliar os produtores rurais locais.

A BRS DC25 (Fênix) é uma cultivar de dias curtos, caracterizada por ter plantas de porte médio, abertas e com boa tolerância a ácaros e doenças, além de uma boa conservação pós-colheita. Foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa e selecionada com base nas características agronômicas de arquitetura de planta, densidade de folhagem, comportamento em relação às pragas e doenças, produtividade, firmeza, forma, cor e sabor da fruta.

O cultivo inicial é realizado em vasos comuns até o “pegamento” das mudas, para que depois sejam levadas às estufas de produção. É importante ressaltar que para evitar o contato direto das raízes das futuras mudas com o solo, é realizado o isolamento com uso de lona plástica, colocada entre a superfície do solo e a camada de areia. Para realizar o cultivo, recomenda-se que os produtores adquiram plantas matrizes produzidas por cultivos “in vitro”, de laboratórios credenciados pela Embrapa. Todo esse processo já ocorre no Viveiro Municipal de Atibaia, por meio dos cuidados dos funcionários da Secretaria de Agricultura do município.

Agricultura

A Secretaria de Agricultura também tem fomentado a produção de morangos por meio do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, com destaque para a produção de mudas para doação aos agricultores familiares do município.

Desde 2010 essa ação é coordenada pela Administração Municipal e apoia os produtores vinculados à Associação dos Produtores de Morango e Hortifruti de Atibaia/Jarinu e Região, bem como os demais produtores familiares do município, com fornecimento de mudas frescas produzidas em leito de areia.

Imagem