X Simpósio Nacional do Morango começa amanhã em Atibaia

Promovido pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, o evento é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Uma das grandes atrações do X Simpósio Nacional do Morango, que acontecerá pela primeira vez em Atibaia e no Estado de São Paulo, é a apresentação de uma nova espécie do fruto nomeada BRS DC25 Fênix. Ela será lançada no encontro técnico-científico que ainda está com inscrições abertas até dia 19 de setembro, de forma gratuita no site: https://xsimposionacional domorango.com.br/ .
A cultivar BRS DC25 Fênix foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa, sendo selecionada com base nas características agronômicas de arquitetura de planta, densidade de folhagem, comportamento em relação às pragas e doenças, produtividade, firmeza, forma, cor e sabor da fruta.

 

 

Durante o evento, divididas em painéis, as mesas-redondas com especialistas abordarão temas como desafios e oportunidades na produção e comercialização de morangos, além da apresentação da cultivar BRS DC25 Fênix, recomendada para as regiões Sul e Sudeste do Brasil (incluindo a região de Atibaia) e adequada aos sistemas de produção convencional e orgânico, com lançamento exclusivo no X Simpósio Nacional do Morango.
Promovido pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, o evento é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

REFERÊNCIA
EM MORANGO
Atibaia é referência no cultivo do fruto, sendo reconhecida em 2022 como a Capital Nacional do Morango. O município foi o primeiro no Brasil a receber a certificação da PIMO – Produção Integrada de Morango – processo que objetiva racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos.
Vale ainda destacar o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, uma iniciativa da Prefeitura que reproduz mudas no Viveiro Municipal para distribuição aos pequenos produtores familiares do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 140 mil mudas foram distribuídas somente em 2023.
Inclusive, no último domingo (10), o agrônomo Marcos Albertini, da Prefeitura de Atibaia, participou de uma reportagem do Globo Rural ensinando como plantar e cultivar o morango.

PROGRAMAÇÃO DO X SIMPÓSIO NACIONAL
DO MORANGO
A abertura do Simpósio acontece no dia 20 de setembro, na Estação Atibaia (Av. Jeronimo de Camargo, nº 6308, Vila Santo Antônio), com início previsto para as 18h e duração até as 21h. No dia 21 será a vez dos participantes ingressarem no “Circuito de Palestras”, com diversos especialistas, das 8h às 17h, também na Estação Atibaia. Finalizando o Simpósio, no dia 22 de setembro haverá “Dia de Campo”, no Parque Duílio Maziero (Campo dos Aleixos – Rodovia Edgard Máximo Zambotto, Km 77 – saída 87 da Rodovia Dom Pedro I), das 8h às 14h, para os participantes conferirem de pertinho o cenário do morango.