Jornalista de Atibaia é premiada internacionalmente e brilha no icônico Palácio do Parlamento Britânico em Londres

O evento, ocorrido em 16 de setembro de 2023, reuniu vencedores e homenageados de diversas categorias e marcou um momento histórico para a comunidade brasileira no Reino Unido e além.

No cenário profissional, existem momentos que se tornam verdadeiros marcos na carreira. E foi exatamente isso que aconteceu recentemente com a talentosa jornalista de Atibaia Marisa Abel. Em uma noite repleta de glamour e reconhecimento, ela foi agraciada com o prestigioso prêmio “Melhor do Brasil No Mundo”, vencendo a categoria “Melhor Profissional de Imprensa no Mundo”. O evento de gala aconteceu no emblemático Palácio do Parlamento Britânico, localizado em Londres.

 

 

 

Essa foi a primeira premiação no mundo a ser apresentada no parlamento. O evento, ocorrido em 16 de setembro de 2023, reuniu vencedores e homenageados de diversas categorias e marcou um momento histórico para a comunidade brasileira no Reino Unido e além.  O evento, que é apresentado pela ativista e empresária Luiza Brunet e o idealizador e empresário Rafael dos Santos, premiou e homenageou profissionais em 23 categorias, incluindo três categorias especiais: Prêmio Luiza Brunet de Enfrentamento À Violência Contra A Mulher”, o Prémio Rainha Diambi de Inclusão de Raça e o Prêmio Bullock de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Na cerimônia de gala, haviam convidados ilustres como a Sua Majestade Real a Rainha Diambi do Congo, o Senador Britânico Neil Coyle, a ministra e a cônsul-adjunta Christiane Bonomo. Conhecido como Oscar Brasileiro, o prêmio foi publicado na revista Forbes como “a premiação mais prestigiada do mundo para brasileiros no exterior”.

 

Natural de Atibaia, a jornalista Marisa Abel foi uma das vencedoras de destaque, pois nas eliminatórias recebeu a maior votação do público e posteriormente foi reconhecida de forma especial pelo júri, consagrando-a como a grande vencedora de 2023.

Residindo nos EUA há mais de uma década, a maior parte deste tempo em New York City, Marisa atualmente é jornalista, fotógrafa e atriz, e é fluente em inglês, português e espanhol. Colunista do Brazilian Times há quase uma década, ela ainda é CEO da Isarte Communication, fotógrafa e atua no teatro off off Broadway em NYC, também faz participação em seriados de TV e comanda seu canal no YouTube de cobertura de eventos esportivos e turismo.

Trajetória: Marisa Abel nasceu em Atibaia, local onde morou toda sua infância e adolescência, aos 20 anos de idade se mudou para Campinas para cursar Jornalismo, se formou na PUC-Campinas em 2002 e também realizou cursos de graduação e pós-graduação no Instituto de Artes da Unicamp.

Uma curiosidade super interessante é que aos 24 anos de idade retornou para sua terra natal, e quando foi tirar o registro de Jornalista (MTB) foi informada pela funcionária do Ministério do Trabalho da cidade, que muito provavelmente ela era a primeira jornalista de Atibaia a ter um registro de Jornalista feito por eles, através de um diploma, os anteriores foram todos por liminares.

Iniciou a carreira no jornalismo como repórter na TV Altiora/Inter TV, na filial em Atibaia, ainda por aqui trabalhou simultaneamente como chefe de redação de três revistas e colaborou com outras publicações da cidade. Mudou-se para São Paulo, por mais de 7 anos foi chefe de Redação de diversas revistas customizadas em uma Editora com mais de 10 publicações, o que lhe gerou outros prêmios, em 2007 foi a grande vencedora do Troféu Mulher Imprensa, na categoria repórter de revista, ao lado de nomes importantes do jornalismo brasileiro em âmbito nacional.

Mudou-se para os EUA onde foi trabalhar como chefe de redação de uma publicação em Espanhol. Logo surgiram convites para outras mídias, ela trabalhou por mais de 5 anos em uma revista brasileira e foi repórter de TV a cabo.

Paralelo à carreira de jornalista ela também seguiu para o teatro e cinema, produzindo e protagonizando um filme, diversos curtas e video clipes, participação em um longa metragem (fazendo o papel de uma jornalista), além de fazer papéis de destaque em diversas peças off off Broadway.

Hoje, aos 44 anos, ela possui 21 anos de carreira como jornalista e fotógrafa e 10 anos como atriz, produtora e apresentadora de eventos.

Esse é seu 22º prêmio, o primeiro conquistado ainda quando era estudante de Jornalismo. Além disso, as publicações pelas quais foi responsável receberam mais de 12 prêmios. Ao longo de sua trajetória como profissional da comunicação, ela teve oportunidade de conduzir mais de 3000 entrevistas, incluindo celebridades renomadas no mundo da moda, cinema, teatro e artes em geral, além de personalidades do esporte e profissionais de diversas áreas, bem como pessoas comuns.

Roteirista e diretora do documentário, “Por Trás do Abandono: Mães que Entregaram seus Filhos para Adoção”, a jornalista atualmente está preparando um novo documentário de cunho social que será anunciado em breve.

 

DISCURSO NO PALCO EM LONDRES:

“É com extrema gratidão que me dirijo a vocês para agradecer a cada um que fez parte da minha história profissional; meus mestres, amigos e familiares pelo apoio e incentivo ao longo dos anos, aos empresários que me deram oportunidades, aos leitores e telespectadores e também grupos de brasileiros(as) mundo afora, que acompanham e apoiam meu trabalho.

Este  reconhecimento, de âmbito mundial, é resultado de mais de duas décadas construindo a minha reputação como jornalista e fazendo um trabalho com dedicação, paixão e disciplina.

Parabéns Rafael e equipe da High Profile por promover esse evento maravilhoso que nos serve de combustível para seguir em frente. Vou trabalhar com mais excelência para honrar a confiança de cada um de vocês.”