Mais de 1.800 alunos da rede municipal de Atibaia participam de avaliação de fluência leitora do Estado

Estudantes dos segundos anos das 26 escolas de Ensino Fundamental do município serão avaliados pelo sistema estadual.

Desde 20 de junho e até 10 de julho os alunos dos segundos anos da Rede Municipal de Educação estão participando de uma avaliação de fluência leitora aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Mais de 1.800 crianças de 26 escolas de Ensino Fundamental do município participarão do teste de fluência, que busca verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e em ritmo adequado.

Para a análise do desempenho em leitura são levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso e a entonação interrogativa em uma pergunta. Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu.

O objetivo da avaliação é analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, para identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Neste ano, mais de 500 cidades paulistas estão participando da avaliação, que, ao todo, envolverá 460 mil crianças.

Na última sexta-feira (30) as equipes da Secretaria Municipal de Educação acompanharam a aplicação da prova na E.M. Maria José Cintra, no Jardim Maracanã. Além da secretária de Educação de Atibaia, Eliane Endsfeldz, a comitiva também contou com a assessora técnica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Márcia Bernardes, e a dirigente regional de Ensino de Bragança Paulista, Rosangela Almeida Valerio.

“O desenvolvimento do aprendizado é uma preocupação constante em Atibaia, que é referência pela qualidade da Educação ofertada pela Prefeitura na rede municipal. Esse status do município foi confirmado com a recente conquista do 1º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Estado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que engloba a Educação, além de Saúde e Economia. Continuaremos trabalhando muito para fazer ainda mais pela Educação de Atibaia”, ressaltou a secretária Eliane.