Governo de São Paulo autoriza implantação da Etec em Bragança Paulista

O governo do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira (28) a autorização oficial para a implantação de uma unidade da Escola Técnica Estadual (Etec) em Bragança Paulista. Esta decisão, resultado das reivindicações do deputado Edmir Chedid (União) por mais cursos gratuitos à comunidade e melhorias para os estudantes do município e da região, está no Decreto 67.837/2023 do Poder Executivo, publicado pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo.
“Assim como a implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec), o anúncio da criação da Etec Bragança Paulista é um marco muito importante à educação. Esta unidade, que é bastante aguardada pelos estudantes secundaristas, promete impulsionar o acesso dos jovens a uma formação técnica gratuita considerada referência em nível nacional por sua excelência”, disse o parlamentar.
Edmir Chedid também explicou que a implantação da Etec Bragança Paulista representa um passo significativo para a promoção da educação técnica gratuita em nível regional. “Afinal, a Etec poderá proporcionar um futuro mais promissor não só aos jovens aqui de Bragança, mas ainda para os dos demais municípios aqui do entorno, como Pedra Bela, Pinhalzinho e Vargem. Estamos muito felizes com a confirmação da implantação da Etec Bragança Paulista”, comentou.
Com a implantação de uma unidade da Escola Técnica Estadual, os estudantes secundaristas terão a chance de cursar vários cursos técnicos de excelência, com acesso garantido à especialização em diversas áreas, como Administração, Mecânica, Tecnologia da Informação (TI) etc. “Além disso, a instituição de ensino poderá ainda promover a especialização de profissionais formados.”
Na ocasião, o parlamentar lembrou que o processo de autorização contou com o apoio de representantes políticos e de movimentos sociais, que se mobilizaram em defesa da educação e da importância da Etec como meio transformador na vida dos jovens e no crescimento do município e da região. “A parceria entre o governo estadual e prefeitura também foi fundamental para viabilizar a concretização desse projeto educacional”, completou o deputado Edmir Chedid.

Imagem: Edmir Chedid foi o responsável por garantir a Etec a Bragança Paulista.

ETEC
Atualmente, Bragança Paulista conta os cursos de formação profissional em salas descentralizadas da Etec Atibaia. As aulas ocorrem no prédio da Faculdade de Tecnologia, que fica na Rua das Indústrias, 130, no Jd. da Fraternidade. “Na fase de implantação, a expectativa é de os cursos continuem ocorrendo neste local; depois, teremos a construção da uma sede própria”, destacou.
“A expectativa é de que a sede própria da Etec seja inaugurada nos próximos anos, com infraestrutura moderna e preparada para oferecer ensino de qualidade, estimulando a formação de profissionais engajados com as demandas do mercado de trabalho. Vamos trabalhar junto ao governo estadual para que tudo seja realizado da forma mais rápida possível em benefício da nossa comunidade e dos estudantes secundaristas da região”, concluiu o parlamentar.