Atibaia marca presença no 6º Congresso Mundial de Parkinson

Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos representou o Brasil em congresso internacional realizado na Espanha.

O 6th World Parkinson Congress, realizado entre os dias 4 e 7 de julho em Barcelona, na Espanha, reuniu 2.600 pessoas de 73 países para dialogar sobre avaliações, intervenções terapêuticas, tecnologias, gestão e políticas públicas para o tratamento de pessoas com a doença de Parkinson. A Prefeitura de Atibaia marcou presença no evento apresentando o trabalho desenvolvido por meio do programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, que atende cerca de cem pessoas no município. Participaram do evento a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, o coordenador do projeto, Marcos Moura, e a pesquisadora Dirce Rodrigues.

No congresso, que reuniu comunidade científica, associações, entidades médicas e sociedade civil para debater as mais recentes investigações clínicas e estudos, a Secretaria de Saúde de Atibaia contribuiu com dois trabalhos científicos, desenvolvidos pelos profissionais pesquisadores do programa municipal, Adriana de Souza, Dirce Rodrigues, Katia Gouvea, Luiz Arthur Nunes, Marcos Moura e Miguel Conceição. “Agents and phases of stress and coping strategies in Parkinson’s disease” e “Evaluation of functional capacity, body composition and VO2max in Parkinson’s disease: Pre and post physical activity practice” foram os trabalhos apresentados.

O programa municipal para tratamento de parkinsonianos também recebeu uma menção honrosa no evento pelo vídeo “The Patient, the Mother, the Son, the Family, the Professionals: Walking Together in the Course of Life”, que apresenta o trabalho técnico interventivo realizado junto a pacientes e familiares. “Esta menção honrosa representa o reconhecimento do trabalho em saúde pública que estamos desenvolvendo em Atibaia, referenciando o Programa Raimunda Moura como uma iniciativa diferenciada no tratamento da doença de Parkinson”, ressalta o fisiologista do exercício e coordenador do projeto, Marcos Moura.

A comitiva de Atibaia também visitou o campus de Barcelona da Escola de Negócios da União Europeia (EU Business School), uma das mais mais conceituadas do mundo: “participar de congressos internacionais, sobretudo recebendo menção honrosa, é o reconhecimento do trabalho e dos investimentos da Administração Municipal. Sempre em busca de aprimorar as políticas públicas de saúde, aproveitamos para conhecer o MBA de gestão e inovação da escola, que oferece diversas oportunidades interessantes para cursos de extensão. Também presenteamos a instituição com a história do programa Raimunda Moura, colocando Atibaia de portas abertas para os intercâmbios”, relata a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.

Parkinson é uma doença degenerativa que causa tremores nas mãos e pernas, lentidão nos movimentos, rigidez dos músculos e falta de coordenação. Por meio de uma equipe especializada, o Programa Raimunda Moura foi criado em Atibaia para tratar e cuidar do paciente, visando melhorar sua capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio e força muscular para a realização das atividades diárias.

Desde que foi lançada, a iniciativa pioneira tem proporcionado um aumento significativo na qualidade de vida dos parkinsonianos e de suas famílias. O trabalho faz parte do Atibaia Ativa, programa de promoção à saúde desenvolvido no município pela Prefeitura. Para participar, é necessário que o paciente resida em Atibaia e realize um cadastro junto à Academia da Saúde (Rua Liberdade, nº 375, Jardim Cerejeiras), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.