Assistência Farmacêutica de Atibaia garante acesso a medicamentos gratuitos em diversas unidades

Prefeitura prepara inauguração de um novo espaço para a Farmácia de Alto Custo, proporcionando um atendimento cada vez melhor e mais humanizado.

Com investimentos constantes da Prefeitura, a Assistência Farmacêutica do município conta, atualmente, com 17 farmácias distribuídas por toda a cidade e, fazendo mais pela Saúde de Atibaia, o Executivo prepara a inauguração de um novo espaço para a Farmácia de Alto Custo, garantindo um atendimento cada vez melhor e mais humanizado.

A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Atibaia é dividida em três componentes: básico, especializado e estratégico, dentro do SUS. No básico estão os medicamentos de baixa complexidade, como antibióticos e remédios para hipertensão, diabetes, tratamento de tireoide, entre outros, em um total de 178 medicamentos padronizados por meio da Relação Municipal de Medicamentos – Remume.

No componente especializado, conhecido como Farmácia de Alto Custo, estão os medicamentos padronizados pelo Estado e pelo Ministério da Saúde e disponibilizados ao município para dispensação (entrega) junto aos pacientes, como remédios de alto valor aquisitivo e para problemas de saúde crônicos. Já o componente estratégico conta com medicamentos para doenças infectocontagiosas, como remédios para tratamento do HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e leishmaniose.

Em Atibaia a atenção farmacêutica (presença de um farmacêutico, profissional formado na área) acontece em período integral nas farmácias municipais, qualificando a dispensação dos medicamentos e ampliando a segurança e a eficácia do tratamento medicamentoso proposto aos pacientes. De acordo com a Secretaria de Saúde, no município o profissional farmacêutico está presente em todas as etapas do processo, desde a compra até o medicamento chegar às mãos do paciente, em todas as fases com um rigoroso controle de qualidade para evitar qualquer influência de temperatura e umidade nos produtos: padronização, descrição, aquisição, recebimento, armazenamento, distribuição e, finalmente, a dispensação junto ao paciente.

“O profissional farmacêutico é essencial para o sucesso de um tratamento medicamentoso, proporcionando várias garantias – de cuidado, de atenção, de consciência do uso do medicamento de modo correto, da qualidade de compra e de armazenamento, de diminuição de efeitos colaterais, e ainda de se evitar medicamentos que possam causar algum prejuízo à saúde”, salienta a Dra. Luciene Pinheiro, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Prefeitura. “E esse profissional também é imprescindível na equipe multiprofissional do SUS, garantindo que o paciente receba um acolhimento global junto a médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais da reabilitação”, complementa.

A Assistência Farmacêutica de Atibaia também oferece um serviço que proporciona aos pacientes tratamentos mais seguros e eficazes, garantindo o uso racional de medicamentos: a Consulta Farmacêutica. O serviço disponibiliza a ajuda de um profissional capacitado para avaliar a prescrição de medicamentos de pacientes com dúvidas de como administrá-los, de suas indicações e interações medicamentosas, ou ainda pacientes polimedicados, que fazem uso de quatro ou mais remédios e podem ter interação entre eles que prejudiquem suas eficácias e/ou o próprio tratamento.

Neste ano a Assistência Farmacêutica de Atibaia ainda implantou um projeto de cuidado às crianças entre 4 e 17 anos com diabetes do tipo 1 e que fazem uso de insulina. Elas recebem o sensor libre para que consigam realizar a verificação em tempo real da sua glicemia. Para os demais pacientes insulinizados, a Assistência Farmacêutica disponibiliza o glicosímetro, com os seus insumos, para que eles também possam verificar, conforme receita médica, a sua glicemia.

Farmácia de Alto Custo
Conforme a Secretaria de Saúde, está prevista para meados de setembro deste ano a inauguração de um novo local para atendimento da Farmácia de Alto Custo.

“Com essa mudança a área física dobrará de tamanho, oferecendo aos servidores e munícipes um local com maior acessibilidade e comodidade, além da possibilidade de continuar aumentando seu número de atendimentos, bem como agregando outros serviços. No mesmo local será implantada a Central de Nutrição, responsável pela distribuição de dietas oferecidas mediante protocolo do município e do Estado”, revela a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.