2ª Semana LGBTQIAPN+ de Atibaia segue celebrando a diversidade até 9 de julho
O show da cantora Maria Gadu foi o destaque na sexta (30), mas ainda tem show de Johnny Hooker e muito mais.
Foto reprodução
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado no em 28 de junho, está sendo marcado com a 2ª Semana LGBTQIAPN+ de Atibaia, com o objetivo de promover uma sociedade livre de preconceitos, inclusiva e igualitária, onde haja espaço para pessoas de todas as siglas.
“É um tema que tem muitas camadas e a Cultura acaba funcionando como uma espécie de guarda-chuva, dando cobertura a muitas questões importantes envolvendo saúde, trabalho, direitos, entre outras. A Semana LGBTQIAPN+ busca lançar luz sobre esse debate na cidade, trazendo arte e entretenimento, mas também realizando trabalhos intersetoriais com outras secretarias. Temos consciência de que há muito o que caminhar, mas estamos orgulhosos da nossa jornada até aqui. Estamos na segunda edição e já somos inspiração para outras cidades”, pontuou a secretária de Cultura.
“O coletivo surgiu no meio da pandemia, fazendo ações on-line, se juntando, tentando se encontrar o mínimo possível, mas não deixando de fazer. Depois, ele começa a tomar forma, vai crescendo e começa a ocupar inúmeros espaços na sociedade, lugares que não atingíamos antes de haver uma frente de militância que pudesse ir atrás e reivindicar por direitos”, relata Ternacci Ponciano, jornalista, ativista na causa LGBTPQIA+ de Atibaia, representante da cadeira de Diversidade no Conselho Municipal de Direitos Humanos, pesquisadora da temática queer e uma das idealizadoras do Coletivo Pajubá.
Hoje, o coletivo atua em várias frentes, desde grupos de apoios a adultos, crianças e adolescentes, até a arrecadação de doações para famílias em situação de vulnerabilidade, passando por eventos e palestras em escolas, universidades e empresas. Buscando combater preconceito e discriminação com informação e conhecimento , a capacitação de profissionais para atendimento de pessoas LGBTPQIA+ é outro trabalho importante desenvolvido pelo grupo.
“Além de trazer mais visibilidade à causa, nosso papel é trazer mais pessoas para perto da política, para que elas entendam seus corpos enquanto ‘corpas’ políticas. Por meio dessa abertura de espaço do governo, da gestão, conseguimos um alcance muito maior, tornando Atibaia uma referência para as cidades da região”, pontua Ternacci.
A segunda edição da Semana LGBTQIAPN+ de Atibaia começou no dia 27 de junho e se junta ao início do Festival de Inverno para festejar a multiculturalidade com muita cor e estilo. O show da cantora Maria Gadu foi destaque da sexta (30), mas ainda tem show de Johnny Hooker e muito mais.
Confira a programação completa:
03/07 – Formação para servidores
04/07 – 19h – Palestra: “Qual o lugar do Negro” – Quilombo Negra Visão (Rua Rua Dr Oswaldo Urioste, nº 41, Centro)
05/07 – 19h – Reunião com coletivos LGBTQIAPN+ da região – Cine Itá
06/07 – 19h30 – Palestra Rita Von Hunty – Cine Itá
07/07 – 19h30 – Peça Teatral “Eu Sempre Soube” com Rosane Gofman – Cine Itá
08/07 – 19h – Voz de biXa – Cine Itá
09/07 – 14h – Feira LGBTQIAPN+ – Arena do Centro de Convenções
09/07 – 18h30 – Show Johnny Hooker – Arena do Centro de Convenções