Meio Ambiente está no centro da pauta neste mês de junho

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Atibaia, que tem uma natureza privilegiada e áreas de proteção que se destacam inclusive na paisagem, como a Serra do Itapetinga, a Pedra Grande, o Parque da Grota Funda, entre outras áreas, precisa garantir soluções sustentáveis e debater o futuro desejado.
A sobrevivência de nossa própria espécie, assim como a de todas as outras formas de vida, está intrinsecamente ligada à saúde do meio ambiente.Neste contexto, o Dia Mundial do Meio Ambiente representa uma oportunidade para nos conscientizarmos de que somos parte de um ecossistema interconectado e que nossas ações têm consequências. Devemos reconhecer que não podemos continuar esgotando os recursos naturais de forma insustentável, ignorando os impactos ambientais de nossas escolhas diárias.
Atibaia tem questões que precisam ser debatidas com a seriedade que merecem, inclusive sob o prisma da preservação ambiental. O Plano Diretor, por exemplo, está defasado e pode resultar em um desenvolvimento desordenado. A verticalização, inevitável, tem que ser feita com regras e critérios, para que não traga consequências futuras como falta de áreas verdes no ambiente urbano e até mesmo a falta de recursos, como abastecimento de água.
Outro ponto é o crescimento constante da frota de veículos. Qual o impacto para a poluição do ar?
A educação ambiental desempenha um papel fundamental na conscientização das gerações futuras. Mas para a geração atual, é preciso agir e se responsabilizar para garantir um futuro sustentável, onde o equilíbrio entre as necessidades humanas e a proteção do meio ambiente seja alcançado.
Neste dia, celebremos não apenas com discursos, mas com ações concretas. Vamos plantar árvores, reciclar resíduos, apoiar projetos de conservação e mobilizar a sociedade em prol de um futuro sustentável. O Dia Mundial do Meio Ambiente deve ser um lembrete constante de nossa responsabilidade compartilhada de preservar e proteger o lar que todos compartilhamos: a Terra.

Foto/Canva