Mais de 200 animais silvestres são alvos de apreensão pela PRF em Atibaia

Apreensão feita pela PRF aconteceu no trecho do km 30 em Atibaia; três pessoas foram detidas e encaminhadas para o DP do município e os animais encaminhados para a MATA CILIAR.

Imagem: Divulgação/PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam nesta quarta-feira (21) mais de 200 animais silvestres que estavam sendo transportados na carroceria de um caminhão; a ação foi realizada no trecho do km 30, em Atibaia. O motorista e mais dois acompanhantes foram detidos e encaminhados para o DP do município.

Em um balanço inicial são 85 pintassilgos, 67 cardeais-de-topete-vermelho, 35 coleirinhas, 5 sabiás, 3 tiês-sangue, 2 trinca-ferros,2 pássaros-pretos, 1 coleirinha-manso entre os animais apreendidos. Além das aves, um jabuti também foi encontrado na carga do veículo.

Uma das gaiolas apreendidas tem 20 compartimentos – divididos entre quatro alas em cada um dos cinco andares – e cada pequeno compartimento estava aglomerado cerca de seis aves. Em outra, aves grandes dividem um espaço individual que só cabe o tamanho do próprio corpo.

“É impactante ver o estado deplorável em que estão, porém casos como este, infelizmente, não são atípicos. E alguns animais não fazem parte da nossa fauna, o que dificulta ainda mais o trabalho de retorno delas para o ambiente natural”, explica Kewin Fonseca, integrante da equipe da Mata Ciliar e que participou do resgate dos animais apreendidos nesta tarde. Os animais foram trazidos para a Mata Ciliar com sede em Jundiaí e, neste momento, estão recebendo os tratamentos iniciais na triagem da associação.

“O primeiro passo é separá-los em gaiolas individuais, alimentá-los e cobri-los para diminuir seu estresse. Infelizmente, algumas estão feridas por brigarem umas com as outras além do transporte inadequado. Elas estão muito incomodadas e podem até morrer pelo estresse”, afirma a veterinária Paula Campanholi, que fez parte da equipe que atendeu os animais.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu a ocorrência, os animais foram adquiridos em Osasco, em um local conhecido como Feira do Rolo e seriam transportados até a cidade de Jequié, na Bahia. Além dos mais de 200 animais silvestres apreendidos, a PRF encontrou armas de fogo e substâncias ilícitas. Os detidos vão responder por crime ambiental, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime ambiental. A pena detenção vai de seis meses a um ano, e multa.

 

 

SOBRE A MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.