Inauguração da CASAMAR humaniza atendimento às mulheres em Atibaia

Prefeitura pretende proporcionar ambiente acolhedor e especializado, com serviços voltados exclusivamente para mulheres.

Atibaia deu um importante passo na melhoria do cuidado e atendimento às mulheres com a inauguração da CASAMAR – Casa de Atenção à Saúde da Mulher, que tem o objetivo de cuidar da saúde feminina, levando tratamento completo e igualitário, com serviços de auxílio em situações consideradas de risco e vulnerabilidade na fase gestacional.

Em um ambiente acolhedor e humanizado, o espaço foi cuidadosamente planejado levando em consideração as necessidades e demandas específicas do público feminino, com ambulatórios de alto risco e de ginecologia cirúrgica.

A Casa de Atenção à Saúde da Mulher também oferecerá outros serviços importantes, como colposcopia, um exame ginecológico que permite a visualização ampliada do colo do útero, auxiliando na detecção de lesões pré-cancerígenas. A inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) também será disponibilizada – uma opção contraceptiva segura e eficaz, além do ultrassom obstétrico, que permitirá o acompanhamento pré-natal adequado, possibilitando a identificação de possíveis complicações e o monitoramento do desenvolvimento do bebê.

Crédito foto: Lucas Saccenti

A inauguração também anunciou que no local, funcionará o Banco de Leite Materno, após o treinamento dos funcionários do local. A ideia é fornecer leite materno pasteurizado para as UTIs neonatais. O trabalho do banco de leite também deverá ser de orientar a mãe ainda gestante nos cuidados do seio para amamentação; oferecer apoio e orientação para a mãe em início de lactação que esteja com dificuldades, além de estimular a amamentação exclusiva até os 6 meses. Os equipamentos foram doados pelo Rotary Clube de Atibaia.

De acordo com a pediatra, Dra. Lucila Hashimoto, idealizadora do projeto, a construção desse equipamento é um sonho antigo. “Estamos construindo sonhos, cuidando de vidas. Vamos oferecer esse ambiente acolhedor e seguro para que as gestantes se sintam cuidadas e seguras, garantindo o bem-estar da mulher e do bebê”.

Crédito foto: Lucas Saccenti