Atibaia é maior produtora de flores do país e está em 1º no Estado na produção de morangos

A cidade das flores e morangos continua se destacando nas duas produções, que colaboram para impulsionar a agricultura.

Foto/Canva

O Atibaiense – Da redação

A Capital Nacional do Morango. O título, instituído após aprovação de projeto de lei do deputado federal Roberto Alves faz referência à produção da fruta na cidade ao longo da história. Hoje não mais maior produtora do país, cidade continua liderando no Estado de São Paulo e mantém um diferencial que mesmo os maiores produtores atuais não têm: aqui é que foram desenvolvidas as principais tecnologias para o cultivo tradicional.
O secretário municipal de Agricultura, Gabriel Sola, explica que o uso do mulching (tecnologia de cobertura do solo com um filme plástico de espessura fina e de baixo custo que protege o solo e o sistema radicular das plantas) e a mangueira de gotejo foram desenvolvidas em Atibaia. No caso desta última, foi introduzida primeiro na cultura do pêssego, por meio de Yasuo Kagi, que trouxe o pêssego para o Brasil e é referência na produção da fruta no país.
O morango foi beneficiado ainda pela tecnologia que a Prefeitura trouxe em conjunto com a Embrapa. “Atibaia foi reconhecida como Capital Nacional do Morango pela história, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando era a maior produtora do Brasil, com mais de um milhão de plantas no município”, conta Gabriel.
Hoje o Sul de Minas Gerais é considerado o maior produtor. “O que fez terem produção muito grande é o clima, parecido com o de Atibaia, mas é região mais alta com temperaturas mais amenas, o que proporciona a produção de morango. Outros fatores são que a terra lá era mais barata e era possível encontrar mão de obra com mais frequência, fatores que fizeram alavancar a produção”, explica o secretário.
Ele analisa ainda que a falta de mão de obra e de pesquisa também colaboraram para a queda da produção de Atibaia. “Houve ainda uma campanha forte no passado associando o morango a excesso de agrotóxicos, o que fez o preço cair e prejudicou produtores. E é preciso ressaltar que não temos variedades que se adaptam a nosso clima. Ficamos dependendo de importadas e acabamos pagando royalties, taxas, realizando adaptação etc. Os morangos que vêm da Espanha, Itália e EUA são para outros climas”.
No Estado de São Paulo, Atibaia ainda é a maior produtora (em segundo vem Piedade). Alguns produtores locais têm mais de 100 mil pés, mas município concentra pequenas propriedades atualmente.
A Festa do Morango do Campo dos Aleixos, realizada em parceria com Jarinnu e a Festa de Flores e Morangos, no Parque Edmundo Zanoni, anualmente colaboram para incentivar a produção e a venda do morango de Atibaia, além de divulgarem o nome da cidade.
O desenvolvimento de novas culturas também colaboram para a cidade se consolidar como a terra do morango. Recentemente, por exemplo, o produtor AflânioTomikawa criou o morango branco. Ele agora busca a patente do produto, fez pedido de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária e deve abrir para comércio essa variedade. Para a pesquisa, Aflânio utilizou alguns recursos disponibilizados pela Prefeitura, como apresentação do projeto no programa Inovati Agro, recebendo incentivo financeiro.
Atibaia também se destaca pelo Programa de Revitalização da Cultura do Morango. É oferecida assistência técnica da equipe da Secretaria da Agricultura, que faz análise de solo, correção por meio de adubação verde, calagem com calcário. E também oferece o maquinário agrícola para ajustar o solo para plantar. A Prefeitura também fornece as mudas aos produtores.
Existe ainda parceria com a Embrapa. Uma das novidades é que será feito o lançamento de algumas seleções de morangos esse ano, após serem desenvolvidas em Atibaia, com testes e acompanhamento. Foram quatro anos de pesquisa para chegar ao lançamento.
Outro projeto da Embrapa que só existe em Atibaia é o Programa PIMo (Produção Integrada do Morango). O produto não é orgânico, mas a produção é rastreada, tem notas, laudos, controle do uso de defensivos e aplicação de boas práticas de produção na propriedade. “Programa ajuda produtor a qualificar o morango dele com relação aos outros. É um selo de qualidade do morango local”, destaca Gabriel.

TERRA DAS FLORES
Atibaia é a maior produtora de flores do Brasil. Muitos fazem associação com Holambra, mas lá existe o maior comércio. Os principais produtores de flores de Atibaia vendem em Holambra. “Aqui é o polo produtivo, lá é o polo de venda. Aqui temos um dos maiores produtores de rosas do país, temos o maior produtor de samambaia e a produção de sunpatiens é uma das maiores do Brasil e até do mundo”, conta o secretário.
O Programa Atibaia Florida está levando para vários pontos da cidade os canteiros de flores, fazendo jus ao título informal de cidade das flores. Para o Atibaia Florida, as mudas são compradas da BioPlugs e reproduzidas no viveiro municipal no alto da Boa Vista.
A BioPlugs é a maior produtora de sunpatiens não só da cidade, mas tem destaque nacional. E está desenvolvendo tecnologia para o plantio de flores. “A maior demanda hoje dos produtores é a mão de obra. É um reflexo do mundo moderno com a saída do campo. E será preciso acompanhar a tecnologia, que está cada vez mais substituindo a mão de obra”, analisa Gabiel.
O secretário conta que a BioPlugs apresentou projeto no Inovati para criar um robô que faça o plantio das mudas. “Nós perguntamos quantos empregos a máquina vai tirar. O dono da empresa respondeu que ficou por anos com placa de admissão divulgando vagas de emprego e ninguém se interessou. Foi um meio que ele achou por não encontrar a mão de obra. O robô pode tirar alguns empregos, mas vai gerar outros para quem vai trabalhar essa tecnologia. O campo tem espaço para todos”.