Atibaia fica em 1º lugar no IDH em estudo sobre qualidade de vida

Município obteve outras posições de destaque em classificações de municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes.

Um estudo comparativo das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios paulistas colocou Atibaia em posições de destaque, incluindo a liderança da classificação global com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que contempla Saúde, Educação e Economia, e do ranking IDH Verde, que incorpora o Meio Ambiente às outras três áreas avaliadas.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo constituído de professores da USP-São Carlos, UFSCar-São Carlos e FATEC-Jaú, sobre municípios do estado com população acima de 100 mil habitantes – informações de grande relevância para os governos locais na alocação racional de recursos (econômicos, gerenciais, etc.) e na avaliação dos resultados de ações empreendidas. Esses dados também são relevantes para os governos estadual e federal na definição e acompanhamento das políticas de desenvolvimento dos municípios.

De acordo com o estudo, Atibaia ficou em primeiro lugar na classificação do IDH tradicional, com nota 9,73, e também no ranking do IDH Verde, com 9,00, entre as cidades com 100 mil a 200 mil habitantes, grupo de 40 municípios onde moram cerca de 12% dos residentes no estado. Considerando a classificação do Método NEC, que soma Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas entre as áreas abordadas, Atibaia obteve a 5ª colocação, com nota 8,17.

Nos resultados para todas as cidades com população acima de 100 mil habitantes, englobando 81 municípios, Atibaia terminou em 9º lugar no IDH tradicional, com nota 8,93; 15º no IDH Verde, com 8,00; e 13º na classificação global do Método NEC, somando as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas.

O estudo considera indicadores de cada área, da seguinte forma: Saúde – taxa de mortalidade infantil, parâmetro longevidade do IPRS e taxa de mortes por Covid; Educação – índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e parâmetro escolaridade do IPRS; Segurança – índice de exposição a crimes violentos (IECV); Meio Ambiente – pontuação obtida no Programa Município Verde Azul; Mobilidade – taxa de motorização, taxa de mortes no trânsito e tarifa do transporte coletivo; Economia – PIB per capita, valor médio do salário formal, porcentagem da população ocupada, parâmetro riqueza do IPRS e taxa de motorização; Finanças Públicas – receita per capita e resultado da execução orçamentária.

Ações da Prefeitura impactam nos resultados
A boa classificação de Atibaia com base no IDH é reflexo das ações da Administração Municipal nas áreas avaliadas: Saúde, Educação e Economia.

As estratégias avançadas de acesso à vacinação em Atibaia renderam à Secretaria de Saúde um convite para compartilhar suas experiências durante o 7º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, realizado em abril na cidade de Piranhas (AL).

A Pasta destaca que muitas ações foram adotadas em Atibaia durante a pandemia para vacinação da população em geral, como livre demanda, agendamento pelo site da Prefeitura e via mensagem de aplicativo. O município também organizou a vacinação na população em situação de rua em pontos específicos da cidade ou no abrigo, tendo sido bem aceita por essas pessoas que, além da imunização, receberam orientações a respeito da Covid-19 e sobre eventuais dúvidas relacionadas à saúde que surgiram nos atendimentos.

Na área de Educação, Atibaia obteve nota 6,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente ao ano de 2021. O resultado mostrou que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, a Educação municipal esteve viva e atuante.

Áreas da saúde, educação e economia foram avaliadas no levantamento
Áreas da saúde, educação e economia foram avaliadas no levantamento

A Prefeitura manifesta forte compromisso com a Educação, sem medir esforços para garantir qualidade, equidade e infraestrutura a alunos e profissionais que atuam na área. Muitas escolas foram reformadas nos últimos meses, mais profissionais foram contratados pela Administração Municipal e a inovação tecnológica integra a pauta de investimentos na Educação – os alunos das escolas municipais recebem um tablet para auxiliar nos estudos. Além disso, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades de leitura e escrita e ganham livros de literatura.

Economia também é uma área de destaque em Atibaia. A Prefeitura tem realizado uma série de ações visando o desenvolvimento econômico do município, que vão desde incentivos fiscais para empresas até uma nova plataforma on-line para vagas de empregos, passando por investimentos em iniciativas de tecnologia e desenvolvimento de projetos com foco na micro e pequena empresa. Muitos são os projetos de Atibaia voltados para inovação, desenvolvimento do empreendedorismo, geração de renda, qualificação do trabalhador e inclusão da população jovem no mercado de trabalho, fazendo da cidade um destaque na região bragantina com relação à criação de vagas de emprego.