Atibaia segue com ações da 25ª Campanha de Vacinação Contra Influenza

Vacina está liberada para todos os grupos de risco e pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes.

A vacinação contra a gripe em Atibaia continua disponível para grupos de risco até dia 31 de maio, e também será disponibilizada em alguns eventos promovidos pela Prefeitura, como na Feira Noturna do Centro de Convenções, nos dias 19 e 26 de abril, das 17h às 21h; na Feira do Alvinópolis, no dia 29 de abril, das 8h às 12h; e no Rotary Day, em 6 de maio, das 8h às 13h. Em todos esses locais é importante apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, o cartão de vacinação. Saiba AQUI quais são as unidades e os horários da aplicação das vacinas contra a gripe em Atibaia.

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está liberada apenas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores, pessoas com doenças crônicas/grupo de risco (portadores de doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias – mediante apresentação de comprovante), caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas. Para a vacinação dos grupos elencados é obrigatória a apresentação de comprovante.

O vírus influenza circula durante todo o ano, mas é intensificado principalmente no período de temperaturas mais baixas, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em 10 de abril e segue até 31 de maio. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

Vacinação contra a Covid
A vacina bivalente contra a Covid-19 está sendo aplicada em pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos, além de outros públicos prioritários para os quais o imunizante já estava liberado. A vacina bivalente da Pfizer, que protege também contra as subvariantes da cepa Ômicron do vírus, está sendo administrada em pessoas com esquema básico completo e intervalo de 4 meses da dose mais recente.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. Para a dose de reforço da Pfizer bivalente, a vacinação do público-alvo acontece de acordo com o horário de funcionamento da sala de vacina de cada unidade, confira neste link.