Anna Luiza Calixto inicia em Atibaia projeto “Histórias para criança acordar”

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto leva oficinas literárias para seis instituições culturais locais.

É comum que contemos histórias para que as crianças adormeçam. Na contramão desta prática, a jovem escritora atibaiense Anna Luiza Calixto iniciou durante a última semana um Projeto que terá duração de seis meses no município de Atibaia, “Histórias para criança acordar”. Contemplando a realização de doze oficinas literárias temáticas, o projeto traz a contação das histórias de dois dos livros escritos por Anna Luiza, com o objetivo de despertar as crianças participantes para temas fundamentais que podem, infelizmente, atravessar suas vidas.
A Cartilha Bem me quer, mal me quer?, livro que tematiza o primeiro encontro em cada uma das instituições, discute a prevenção e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Já para a segunda oficina, será trabalhado o conteúdo da Cartilha Pronto ou não, lá vou eu!, promovendo reflexões sobre trabalho infantil e seus danos a curto e a longo prazo. Narrando em primeira pessoa a história de crianças brasileiras vítimas destas violações de direitos, os livros promovem o reconhecimento e a identificação dos leitores com seus protagonistas, inspirando-se em suas histórias de resiliência e resgate.
Ambos os livros promovem através de metodologia pedagógica e de didática apropriada discussões sobre tais temas dos direitos das crianças e dos adolescentes. Na última terça feira (04 de abril), o Projeto Bem me quer – proponente da iniciativa – levou a primeira oficina para o Espaço Crescer – Livre Criatividade (Chácaras Fernão Dias) e, nos próximos meses, irá visitar o Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Jardim Tapajós), Projeto Curumim (Caetetuba), Estação Sesi de Cultura (Jardim Cerejeiras), Centro Comunitário – Vitória Régia (Vitória Régia) e Centro Comunitário Rio Acima (Rio Acima). Cada um deles receberá duas oficinas, abrindo suas portas para crianças de todo o município.
Além da leitura, o “Histórias para criança acordar” distribui também cards ilustrados com os números de telefone do Conselho Tutelar de Atibaia, desconstruindo a ideia punitiva que muitas crianças ainda trazem deste órgão que, conforme Anna Luiza aponta, existe para defender o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes em todos os territórios.
Anna Luiza é fundadora do Projeto Social Bem me Quer, autora de seis livros, premiada pelo Prêmio Nacional Neide Castanha na categoria Produção de Conhecimentos, em reconhecimento ao mérito da Cartilha Bem me quer, mal me quer?, palestrante e consultora em políticas públicas para a rede de proteção. “Nosso Projeto também propõe o mapeamento de possíveis violações de direitos e violências contra crianças, promovendo uma contação de histórias bastante interativa e o debate orbitando em torno dos temas trabalhados. É sempre uma conquista enorme perceber que, através da leitura, os meninos e as meninas perceberam que não têm culpa pela violência que sofreram e que denunciar é a melhor saída possível.” – conta Anna ao Atibaiense.
O Projeto está sendo realizado através do apoio da Secretaria Municipal de Cultura que publicou edital em suas etapas para selecionar programações culturais voltadas para o município de Atibaia, não só de incentivo à literatura, como é o caso da proposta assinada por Anna, mas também atividades performáticas – festivais, apresentações, mostras e ocupações de dança, circo, música e artes da cena – e do tipo visual, o que engloba exposições, mostras e exibições.
A próxima atividade do Projeto será no dia 20 de abril (quinta feira), retornando ao Espaço Crescer. Para levar os filhos, sobrinhos, afilhados, ou, enfim, as crianças com quem você convive para uma das oficinas do Projeto, é só ficar atento aos posts dos perfis @annaluizapalestrante e @projetobemmequerbr.