Vigilância Sanitária informa sobre liberação de pomadas para trançar cabelos pela Anvisa

Veja lista de produtos liberados após proibição por conta de casos com efeitos graves associados ao uso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda e o uso de algumas marcas de pomadas para trançar cabelos que estavam com o uso proibido devido a casos com efeitos indesejáveis graves associados ao uso deste tipo de pomada.

Na cidade de Atibaia, nos primeiros meses do ano, a equipe da Vigilância Sanitária municipal efetuou visitas a diversos estabelecimentos onde essas pomadas eram vendidas ou utilizadas, e os responsáveis foram orientados a retirá-las de venda e não fazer mais uso até que a Anvisa terminasse a investigação sobre as causas dos eventos graves à saúde que elas estariam causando aos consumidores, como perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

No dia 20 de março, a Anvisa comunicou que alguns produtos tiveram seu uso liberado e divulgou uma lista de pomadas capilares que podem voltar ao mercado. Informou ainda que continuam sendo realizadas investigações com foco nos produtos relacionados aos eventos adversos graves.

A Vigilância Sanitária de Atibaia informa aos estabelecimentos que tiveram seus produtos retidos que, conforme tinham sido orientados nas inspeções, acessem a lista na página da Anvisa pelo link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas .

Em caso de dúvidas, estabelecimentos e consumidores podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Atibaia através dos telefones 4412-0671, 4411-2656 e 4412-7865 (ramais 209, 224 e 225), ou ainda pelo e-mail: visa@atibaia.sp.gov.br .