Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua está sendo reformado

Atualmente, serviço está sendo ofertado no galpão nos fundos da unidade, que fica na Rua Albertina Miele Pires, nº 153, no Jardim Brasil.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), está promovendo a reforma do Centro POP, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. O objetivo da obra, que conta com investimento próprio do Executivo Municipal de R$ 243.248,73, é garantir um ambiente aprimorado para a oferta de serviços com mais qualidade aos usuários e também aos funcionários desse equipamento público.

Atualmente, o serviço está sendo ofertado no galpão nos fundos da unidade (que fica na Rua Albertina Miele Pires, nº 153, no Jardim Brasil), pelas equipes técnicas, e em casos de alimentação ou banho os usuários são levados com o transporte da Prefeitura até a Casa de Passagem. O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h, com atendimentos individuais e coletivos, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

Vale lembrar que Atibaia vem vivenciando uma grande transformação social nos últimos anos, fruto de investimentos expressivos na áreas de Assistência e Proteção Social e também das diretrizes do Governo Municipal, cujo foco de trabalho é cuidar das pessoas, sobretudo mais vulneráveis. A destinação de recursos em larga escala para o setor vem ampliando espaços na cidade para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a garantia de direitos, e a geração de trabalho e renda, o que proporciona mais dignidade para todos, além de mais conforto e praticidade para atendimento das demandas da população.

Em 2021, por exemplo, a Prefeitura entregou, no mês de junho, uma nova sede, reformada e ampliada, para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caetetuba, e em setembro inaugurou o CRAS Alvinópolis. Juntas, essas unidades do CRAS somam um atendimento para mais de nove mil pessoas em situação de vulnerabilidade social referenciadas nessas regiões, que estão entre as mais populosas do município.

Investindo na geração de trabalho e renda justamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura também inaugurou, em dezembro de 2021, o Núcleo de Inclusão Produtiva, equipamento público voltado à formação e desenvolvimento humano de pessoas atendidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo do núcleo, coordenado pela SADS, é promover ações formativas que ajudem a identificar, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências que possibilitem, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, superar processos de exclusão social.