Casarão Julia Ferraz realiza oficinas de artesanato abertas ao público

O próximo final de semana será dedicado ao artesanato com oficinas de bordado, crochê e tricô gratuitas.

Nos próximos dias 17, 18  e 19 de março o Casarão Julia Ferraz resgata uma de suas tradições: o artesanato. O sobrado tem em sua trajetória mais de 30 anos de incentivo ao artesanato de Atibaia e região, realizando exposições permanentes e oficinas de arte.  Para dividir suas memórias com o público, o Casarão  abre suas portas e apresenta o trabalho de  artesãs locais.

As oficinas tematizadas fazem parte do Projeto “ Cuidança” que promove ações para a manutenção e funcionamento do sobrado, visando o cuidado, garantindo a manutenção deste ponto de cultura, espaço cultural independente e patrimônio histórico e arquitetônico de Atibaia. O projeto foi contemplado pelo Edital ProAc Expresso Direto nº40/2021. As ações são organizadas e colocadas em prática pela AsPas(Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz.

Oficinas 

Serão realizadas 3 oficinas de artesanato: 1 oficina de crochê, 1 oficina de bordado e 1 oficina de tricô, todas às 15h em seus dias de programação. No dia 17, Cris Barbosa, artesã têxtil, empreendedora e professora de bordado livre recebe o público para a primeira oficina. 

A artesã atua na criação de peças de decoração e vestuário bordados e pintados à mão e dá aulas na região de Atibaia desde 2020, tendo se especializado em bordado realista de animais. É idealizadora do Coletivo Linhas Livres, também em Atibaia. 

A oficina de bordado com o tema “Bordando Memórias”, tem como objetivo a produção de uma peça bordada a partir de um tecido previamente impresso (em preto e branco) contendo imagens do Casarão Julia Ferraz. A artista  irá orientar e ensinar aos participantes pontos básicos e a criação livre através do bordado manual. 

Já nos dias 18 e 19, as oficinas serão sob orientação da artesã Janice Meinberg, que ensinará tricô no sábado, ensinando pontos básicos para a produção de um cachecol, e crochê no domingo, auxiliando os participantes na produção de uma bolsa. Janice Meinberg começou a fazer crochê e tricô ainda pequena e de maneira autodidata. Ensina principalmente a confeccionar amigurumi e bolsas e é apaixonada por vestuário e xales.

As oficinas serão gratuitas e abertas a todos os interessados, com ou sem conhecimento prévio. Para participar não é necessário inscrição, basta chegar um pouco antes do horário da oficina. O material para a oficina será disponibilizado pelo Casarão Julia Ferraz, mas os participantes que quiserem podem levar seu próprio material

Atividades culturais no Casarão

Ainda esse mês, o Casarão receberá a peça de teatro “Tião, meu Glorioso Café”. Em abril, acontecerá o “Cine Casarão”, com sessões de cinema brasileiro. Fique ligado na agenda das atividades culturais do Casarão Julia Ferraz para não ficar de fora!

Serviço – Oficinas de Artesanato 

17, 18 e 19 de março de 2023 às 15h.

Casarão Julia Ferraz – Rua José Lucas, 11, Centro, Atibaia

Bordado com Cris Barbosa –  17/03/2023 das 15h às 18h

Tricô com Janice Meinberg – 18/03/2023 às 15h às 18h

Crochê com Janice Meinberg – 19/03/2023 às 15h às 18h

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Sobre a AsPAS

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.