Jornal O Atibaiense completa hoje 122 anos

Mais de 120 anos. Poucos são os jornais no Brasil que podem comemorar uma vida tão longeva. Hoje, 17 de fevereiro, o jornal O Atibaiense alcançou seus 122 anos de trabalho ininterrupto. São mais de 12 décadas informando e fazendo jornalismo com ética e seriedade, o que torna O Atibaiense uma autêntica instituição de Atibaia e importante patrimônio da cidade.

A edição nº 01 do jornal, de 17 de fevereiro de 1901 (foto), que foi restaurada, só existe no Museu Municipal João Batista Conti.

Fundado em 17 de fevereiro de 1901 por Antônio Silveira Maia, o periódico presenciou as principais mudanças tanto na forma de impressão como na maneira de se fazer jornalismo.

O avanço da tecnologia ao longo das últimas décadas deixaram para trás a tipografia, quando o alfabeto era gravado em peças de chumbo e as frases, palavras e parágrafos eram montadas em uma caixa chamada de componidor, que o tipógrafo usava para formar os textos.

Veio, na década de 70 do século XX, a tecnologia dos linotipos. As fotografias, os desenhos, os logotipos estampados nas páginas do jornal eram clichês feitos em São Paulo. As matrizes, datilografadas, eram colocadas em uma “caixa de typo” até formarem a matéria ou o anúncio desejado.

Já em 1996 os linotipos foram substituídos pela impressão em off-set plana e em gráfica própria. Em 2001, o jornal tornou-se colorido e arquivos passaram a ser enviados on-line para a gráfica.

Além de acompanhar os avanços tecnológicos,O Atibaiense vislumbrou e registrou as mudanças da política e da sociedade nesses mais de 120 anos.

Na segunda metade do século passado, o diretor Benedito José Bassetto comandou um novo ciclo do jornal, que teve continuidade com seus filhos, Wagner e Carlos Alberto Bassetto.

O Atibaiense tem mostrado que o jornal impresso tem força e credibilidade, noticiando o cotidiano de Atibaia e trazendo informações da região e do país. E tem conciliado com sucesso o registro dos fatos em papel e no formato digital,noticiando os acontecimentos também em seu site e redes sociais.

Obrigado Atibaia pelos 122 anos de convivência! Aos leitores, colunistas, colaboradores e anunciantes, a gratidão por colaborarem para manter a imprensa viva!