Cresce número de estelionatos em Atibaia; internet lidera

Estelionatários continuam encontrando formas de enganar as vítimas, que devem ficar alertas para as mais variadas modalidades de golpe.

O Atibaiense – Da redação

Recentemente a Polícia Civil de Atibaia prendeu seis integrantes de uma quadrilha que aplicava golpes na cidade. Eles montaram até um “call center” do crime. Semanalmente, vários casos de estelionato são registrados na delegacia e os boletins de ocorrência mostram que há as mais variadas formas de enganar as vítimas, principalmente nos golpes on-line.
No caso da quadrilha presa, os criminosos enviavam mensagens falsas para o celular dos clientes de determinado banco. A mensagem dizia que havia uma compra no cartão de crédito do cliente, em certo estabelecimento e caso não reconhecesse a compra, o cliente deveria ligar para um número de telefone indicado.
Era na hora da ligação que a vítima caia no golpe. Acreditando estar ligando para o banco, o cliente falava com os golpistas, que acabavam convencendo as vítimas a passarem dados da conta bancária e até mesmo senhas para resolver a situação. O resultado era que os golpistas tiravam todo o dinheiro disponível na conta do cliente.
Outros golpes recentes e comuns aplicados são os de mensagem de WhatsApp. Golpistas conseguem acesso a contatos de determinada pessoa, criam uma conta com a foto dessa pessoa e passam a enviar mensagens a seus parentes e amigos dizendo que mudou o número de celular. Em seguida, tentam pedir dinheiro, sempre dizendo que precisa fazer uma transferência urgente para alguém e não está conseguindo, se a pessoa pode transferir e depois ela reembolsa o valor. Ou então dizem estar em alguma situação como carro quebrado etc. para pedir dinheiro de forma rápida.
Normalmente nesses casos é solicitado que seja feito Pix diretamente para quem vai receber, já que a pessoa sempre diz estar com problemas para acessar a própria conta bancária. Geralmente parentes ou amigos muito próximos acabam caindo no golpe e só depois descobrem que não estava falando com o conhecido.
“Os crimes de estelionato que mais ocorrem na atualidade são aqueles praticados através da internet e a modalidade que mais registramos na delegacia é a clonagem do WhatsApp, em que o criminoso se passa pelo titular do aplicativo para solicitar empréstimo de dinheiro aos contatos da vítima. Para evitar esse tipo de golpe e também outros, a recomendação básica é sempre procurar manter a calma e não realizar qualquer transação financeira antes de conferir se está certo. O criminoso conta com esse apavoramento para conseguir seu intento e não dar tempo para a pessoa pensar e conferir”, alerta o delegado titular de Atibaia, Dr. Sebastião Alves de Oliveira.
Nas redes sociais, é comum o golpe em que os estelionatários conseguem acesso à conta de alguém e começam a postar que ou essa pessoa ou algum amigo está vendendo tudo (normalmente fala de amigo, para ficar mais convincente o fato do Pix ter que ser feito para conta de um terceiro). Colocam então fotos de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos a preços baixos. As vítimas são na verdade as pessoas que seguem quem teve a conta invadida, que acreditando estar comprando de um conhecido, fazendo um ótimo negócio.
Há outras dezenas de modalidades e, de tempos em tempos, aparecem golpistas nas agências bancárias da cidade, na área dos caixas eletrônicos. Eles colocam o conhecido “chupa cabras” no equipamento, a vítima tenta fazer uma operação bancária e não consegue e o golpista então se habilita a ajudar. É quando são roubados os dados bancários e senha, isso quando o cartão não é trocado sem a vítima perceber. Normalmente golpes ocorrem aos finais de semana, quando há menos movimento.
Dr. Sebastião alerta para os cuidados com o cartão bancário: “Criminosos se passam por pessoas gentis e oferecem ajuda para operar o sistema, quando então trocam o cartão da vítima e se apoderam da senha para depois retirar dinheiro da conta”.
O delegado indica que as pessoas fiquem atentas, sempre mantenham a calma quando for solicitado dinheiro e que busquem informações sobre os golpes mais comuns. “Por inciativa do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o site da Prefeitura de Atibaia traz uma cartilha explicativa com os vários tipos de golpes, formas de prevenção e conselhos importantes. Vale a pena ler”, destaca Dr. Sebastião. Informações sobre a cartilha estão no link https://www.atibaia.sp.gov.br/?news=golpes-internet-whatsapp

CARNAVAL
Quem vai participar das festividades de Carnaval deve ficar atento para evitar ação de estelionatários. O cuidado com aparelhos celulares é fundamental. Quadrilhas roubam ou furtam os aparelhos e depois realizam golpes bancários, fazendo transferências, empréstimos e outras transações em nome da vítima.
Ao usar cartões bancários também é preciso ter cautela. Os cartões com a função aproximação devem ficar bem guardados e protegidos. E ao fazer o pagamento com qualquer cartão, é fundamental checar se o valor está correto. Também se orienta que a pessoa nunca entregue o cartão e o próprio cliente passe na maquininha, nunca perdendo o objeto de vista.