6ª Conferência Municipal de Saúde acontece em Atibaia nos dias 3 e 4 de março

Interessados precisam realizar inscrição prévia; Atibaia contou com pré-conferências em bairros estratégicos como Portão, Centro, Tanque e Jardim Imperial.

Nos dias 3 e 4 de março, sexta-feira e sábado, a população de Atibaia está convidada a participar da 6ª Conferência Municipal de Saúde, com direito a voz e voto de propostas para a política municipal de saúde a partir de 2024. A iniciativa, que também reunirá técnicos e gestores, é realizada pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho de Saúde.

No dia 3 de março, sexta-feira, a partir das 19h, a conferência municipal será aberta à população, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51 – Centro). Já no sábado, 4 de março, o evento será restrito a participantes inscritos, das 7h às 17h, no Atibaia Plaza Hotel (Avenida Walter Engracia de Oliveira, nº 229 – Estância Lynce). A inscrição deve ser realizada através do link bit.ly/6a-conf-munic-saude .

A conferência será composta por 120 participantes inscritos previamente, sendo que 60 representarão o segmento dos usuários do SUS, enquanto os outros 60 serão igualmente distribuídos entre trabalhadores de saúde (50%) e gestores e prestadores de serviços do SUS (50%).

Com a inscrição, o participante inscrito confirma o compromisso de participar nos dias 3 e 4 de março de forma presencial, por todo o período da conferência, a fim de garantir paridade e proporcionalidade nas representações presentes junto aos grupos de trabalho e na plenária final.

O tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia!”, haverá eixos principais além do tema central: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

No sábado, 4 de março, a conferência contará com discussões nos eixos temáticos e aprovação das propostas na plenária final, quando serão aprovadas duas diretrizes por eixo temático (que serão encaminhadas para a etapa macrorregional). Na oportunidade, também serão eleitos os delegados que representarão Atibaia na 9ª Conferência Estadual, com possibilidade de participação na 17ª Conferência Nacional.