Prefeitura reforça investimento em expansão e modernização do sistema de iluminação pública

Desde 2014, é a maior extensão da rede, também mais sustentável com luminárias LED; até março serão mais de 2.500 pontos.

A Prefeitura da Estância de Atibaia continua investindo na ampliação e revitalização da iluminação pública no município e, por isso, segue realizando a substituição de lâmpadas de sódio por luminárias LED, mais sustentáveis, em diversos pontos da cidade, com recursos próprios. A previsão é de que sejam modernizados em torno de 2.500 pontos de iluminação pública em Atibaia somente até o início de março deste ano.

O planejamento elaborado pela Secretaria de Obras Públicas contempla diversas regiões e garante a circulação pelas vias públicas da cidade com mais segurança e conforto. Conforme a Pasta, trata-se da maior extensão de rede de iluminação que a Administração Municipal promove desde que o Poder Público assumiu a Iluminação Pública, no ano de 2014.

No que se refere à extensão da rede, já foram concluídas intervenções no Lago do Major, na lateral da Igreja Matriz e na fachada da Igreja do Rosário. No momento, estão em execução serviços na Estrada Hisaichi Takebayashi, na Usina. E em breve serão iniciadas ações na Avenida Mitsuiki Kurosawa, no Alvinópolis II; nas vias Cegonha, Daniel Leite e na Estrada dos Coqueiros, no Portão; e na Rua Gennaro Ricco, no Mato Dentro.

Já as obras de modernização, com substituição de lâmpadas de sódio por luminárias LED, foram concluídas no Jd. Brasil, Jd. Floresta e ao redor do Jd. do Lago; e atualmente estão em execução no Jd. São Felipe e nas Chácaras Fernão Dias. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, em breve diversas outras intervenções também serão iniciadas: Jd. Brogotá, Jd. Dos Pinheiros, Jd. Ypê, Centro, Jd. Roseli, Terceiro Centenário, Morumbi, Parque dos Coqueiros, Ponte, Ressaca, Vila Carvalho, Vila Junqueira, Vila Maria, Vila Rica, Jd. Do Lago e Vila Gardênia.

As luminárias utilizadas na execução das obras são específicas para iluminação pública e de tecnologia LED – equipamentos mais eficientes, duráveis, econômicos e sustentáveis. Diferentemente das lâmpadas convencionais, que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, descarga de gases, dentre outras técnicas para transformar energia elétrica em luz, as lâmpadas de LED utilizam um componente eletrônico semicondutor (mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores) para promover essa transformação.