Prefeitura e Conselho realizam 6ª Conferência Municipal de Saúde de Atibaia em março

De 31 de janeiro a 24 de fevereiro Atibaia contará com cinco pré-conferências em bairros estratégicos e para a rede administrada pela Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho de Saúde promovem em março a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que também conta como etapa preparatória para a 9ª Conferência Estadual e para a 17ª Conferência Nacional. A conferência municipal – que será aberta à população no dia 3 de março, das 19h às 22h, no Cine Itá Cultural, e restrita aos delegados no dia 4 de março, das 7h às 17h, no Atibaia Residence Hotel – tem como objetivo reunir os técnicos, gestores e a população para discutir, validar e aprovar propostas que nortearão a política municipal, além de aprovar diretrizes que serão encaminhadas para as etapas macrorregional, estadual e nacional.
O tema da conferência será “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia!”. Além do tema central, haverá eixos principais: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
A conferência será composta por 120 delegados inscritos previamente, sendo que 60 delegados representarão o segmento dos usuários do SUS, enquanto os outros 60 delegados serão igualmente distribuídos entre trabalhadores de saúde (50%) e gestores e prestadores de serviços do SUS (50%).
A inscrição para participação como delegado deverá ser realizada por meio do link https://bityli.com/Conferência-Municipal-de-Saúde e acarretará no compromisso de participar nos dias 3 e 4 de março de forma presencial, por todo o período da conferência, a fim de garantir paridade e proporcionalidade nas representações presentes junto aos grupos de trabalho e na plenária final.
No dia 4 de março a conferência será restrita aos delegados inscritos e contará com discussões nos eixos temáticos e aprovação das propostas na plenária final, quando serão aprovadas duas diretrizes por eixo temático (que serão encaminhadas para a etapa macrorregional). Na ocasião também serão eleitos os delegados que irão representar o município na 9ª Conferência Estadual, com possibilidade de participação na 17ª Conferência Nacional.

Pré-conferências
Com o objetivo de introduzir os temas, orientar os participantes para o processo de conferência e compartilhar um documento base com as propostas iniciais, Atibaia contará com cinco pré-conferências em bairros estratégicos e para a rede administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme cronograma:

USF Portão – Majuca Macedo: 31 de janeiro, das 18h às 21h
Endereço: Rua Antônio da Cunha Leite, nº 2005 B, Portão

UBS Centro – Dr. Oswaldo Paccini: 2 de fevereiro, das 18h às 21h
Endereço: Rua Castro Faffe, nº 201, Centro

UBS Tanque – Maria Anunciação Zeni Capodeferro: 7 de fevereiro, das 18h às 21h
Endereço: Estrada Velha de Bragança Paulista, nº 2.450, Tanque

USF Imperial – Enfermeira Ana Nery: 14 de fevereiro, das 18h às 21h
Endereço: Rua Maracanã, s/n°, Jd. Imperial

Rede de Atenção à Saúde – SMS e Santa Casa: 24 de fevereiro, das 14h às 17h
Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica

Com exceção do dia 24 de fevereiro, os munícipes poderão escolher o local mais conveniente para participar das pré-conferências no município. Mais informações na Secretaria de Saúde pelo telefone (11) 4414-3337.