Programa “Rota da Educação” revitaliza sinalizações em vias escolares de Atibaia

Realizado com apoio da Prefeitura, projeto da Concessionária Rota das Bandeiras também promoveu atividades lúdicas nas escolas da Rede Municipal.

A comunicação por meio das placas e pinturas de sinalização é fundamental para manter a segurança dos locais onde há grande fluxo de movimentação de pessoas. Na área escolar, a sinalização é imprescindível, pois com a entrada e saída de alunos durante o período de aula, sejam crianças pequenas ou adolescentes, todo o entorno do prédio escolar deve ficar em atenção, principalmente em relação ao trânsito.

Foi pensando nisso que a Concessionária Rota das Bandeiras, em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia – por meio da Secretaria de Educação, promoveu o programa “Rota da Educação”, uma série de ações de educação para o trânsito direcionadas a alunos de 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. O projeto não só buscou trabalhar questões relacionadas à segurança no trânsito, cidadania, mobilidade e meio ambiente com os alunos da Rede Municipal de Ensino, mas também revitalizou a sinalização no entorno de duas unidades escolares escolhidas pelo município.

O Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, localizado no bairro de Jardim Terceiro Centenário, e a Escola Municipal Professora Cecília Maria de Lima, na Estrada Municipal do Guaxinduva, foram as unidades escolares que receberam a nova sinalização no entorno. A escola do Guaxinduva é próxima da Rodovia Dom Pedro I e fica em frente a uma passarela, motivo que intensifica a importância da sinalização no local. Esse trabalho de revitalização foi concluído na última semana.

O projeto ainda incluiu a realização de atividades em todas as 26 escolas municipais da cidade, como jogos educativos, rodas de conversas e atividades lúdicas com o intuito de conscientizar os estudantes acerca de boas atitudes no trânsito. Para que os ensinamentos da Rota da Educação tornem-se hábitos, as crianças levaram para casa uma versão reduzida do jogo ensinado na escola, para repassarem as informações aos colegas e familiares.

As placas de sinalização são necessárias em diversos ambientes, como hospitais ou shoppings, por exemplo, e a comunicação deve ser encaminhada para dois públicos diferentes: adultos e crianças. No ambiente escolar, parte das crianças ainda estão em processo de alfabetização com sinais e, por esse motivo, a sinalização cedida pela Rota das Bandeiras contribui para esse processo de aprendizado, o que ajuda a garantir mais segurança para os estudantes.