Cantareira apresenta melhor nível dos últimos dois anos mas ainda preocupa

Apesar da melhora, ainda há necessidade de uso consciente da água. A SAAE tem feito alertas e campanhas constantes.

Foto/Guia de Turismo Brasil

O Atibaiense – Da redação

O Sistema Cantareira tem apresentado, neste início de dezembro, o melhor resultado dos últimos dois anos. Com o volume maior de chuva de novembro e nesta primeira semana de dezembro, o índice chegou a 35,9% na quinta-feira (8). Bem acima dos 25,1% da mesma data em 2021 e também acima dos 31,9% de 2020.
Entre segunda-feira, dia 5, e quinta-feira, dia 8, houve aumento de 2,1% no nível das represas que fazem parte do Sistema Cantareira.
Os dados são divulgados diariamente pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Com o nível acima dos 30%, o Sistema está atualmente na chamada Faixa 3, definida pela Agência Nacional de Águas (ANA). Ao todo, são cinco faixas definidas pela ANA, as quais orientam os limites de retirada de água do sistema.
A Faixa 1, considerada normal é aquela igual ou superior a 60%. Quando nível está entre 40% e 60% entra na Faixa 2, de atenção. A Faixa 3 é de alerta, quando o volume está igual ou maior que 30% e menor que 40%. O sistema entra em restrição quando vai para a Faixa 4, com volume igual ou maior que 20% e menor que 30%. E a Faixa 5 é a especial, com volume inferior a 20%.
Apesar da melhora com relação aos anos anteriores, especialmente 2021, o nível do Cantareira está abaixo do que era historicamente normal para o período. Dezembro de 2011 foi a última vez que o Cantareira ficou acima de 60%.
O nível baixou drasticamente nos anos seguintes, culminando na crise hídrica de 2014, quando foi usada a chamada reserva técnica e o nível ficou negativo.
Em 2022, as chuvas têm ajudado a recuperar as represas. Em novembro, por exemplo, o registro de chuvas foi o maior dos últimos 5 anos na região.
O Sistema Cantareira não afeta diretamente o abastecimento de Atibaia, mas se houver uma crise, pode afetar a vazão para o Rio Atibaia, onde fica a principal captação da SAAE, que é a da ETA (Estação de Tratamento de Água) Central.
A captação do Córrego do Onofre já passou por problemas em anos anteriores, especialmente 2020 e, caso o verão seja muito quente e de poucas chuvas, pode ser afetado novamente.
A SAAE tem feito campanhas constantes para economia de água, especialmente nos feriados prolongados.
Nas campanhas, a companhia de saneamento alerta sobre o alto consumo de água causado pelo calor excessivo, principalmente aos finais de semana.
Em entrevista a O Atibaiense em outubro de 2021, a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago, comentou que a cidade opera no limite do que pode ofertar em suas estações de tratamento de água. Até que a obra da nova ETA Central fique pronta, Atibaia permanecerá nesse limite de captação e tratamento.
Com a chegada dos feriados de fim de ano, como Natal e Ano Novo e as férias, a tendência é de aumento do consumo na cidade, especialmente aos finais de semana. No caso de não ser possível abastecer a 100% da população, a solução seria o rodízio e, mais drasticamente, o racionamento.