Oficina de receitas natalinas sustentáveis está com inscrições abertas

Oferecidas pelo projeto socioambiental Culinária Sustentável, aulas gratuitas acontecem no próximo dia 21, no Departamento de Segurança Alimentar.

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Culinária Sustentável, projeto que busca incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, o empreendedorismo e a geração de renda por meio de oficinas gratuitas realizadas no Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A oficina de receitas natalinas sustentáveis acontece no próximo dia 21 (segunda-feira), com duas opções de horário – das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30 – e inscrições via formulário on-line disponível em: bit.ly/culinaria-sustentavel-atibaia .

Trabalhando temas diversos, as oficinas do Culinária Sustentável abordam o ciclo do alimento – do planejamento das compras até o consumo, passando pelo preparo e melhor aproveitamento – buscando ressignificar essas relações. A ideia é ensinar a aproveitar integralmente os alimentos, valorizando como ingredientes e fontes de nutrientes as cascas, talos e sementes que usualmente são descartados.

Com a proposta de gerar uma mudança na cultura de consumo e desperdício, o projeto tem como base a economia solidária, abrangendo também noções de empreendedorismo, economia circular e modelos de negócio sustentável para geração de renda e promoção da inclusão social. As aulas são gratuitas e acontecem no Departamento de Segurança Alimentar, localizado na Rua Gonçalves Dias, 255 – Jardim Cerejeiras.

Programa de Educação Cultural
O projeto Culinária Sustentável integra o Programa de Trabalho Social (PTS) da Atibaia Saneamento, parceria público-privada (PPP) responsável pelo serviço de esgotamento sanitário no município. Constituída pela Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) e o Grupo Iguá, a PPP também promove outra frente de trabalho dentro PTS, o Programa de Educação Cultural (PEC), com foco na educação socioambiental e atuação nas escolas municipais. O PTS também conta com a parceria da Prefeitura da Estância de Atibaia e é realizado pela NTICS.

Envolvendo alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o programa de Educação Cultural (PEC) busca estimular a reflexão sobre como podemos ajudar a construir um futuro mais sustentável, abordando temas como saneamento básico e uma melhor utilização dos recursos hídricos e naturais, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.