Educação realiza mostra fotográfica sobre o Parque Natural Municipal da Grota Funda

Programa que promove conscientização ambiental de alunos da rede municipal realiza abertura da exposição nesta quinta (10), na EM Prefeito Takao Ono.

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, às 18h, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Atibaia promove a abertura de uma exposição fotográfica sobre o Parque Natural Municipal da Grota Funda. Voltada à educação ambiental, a mostra fotográfica faz parte das ações desenvolvidas por meio do Programa de Educação Cultural (PEC), uma iniciativa da Atibaia Saneamento do Grupo Iguá e NTICS Projetos em parceria com a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia. A exposição itinerante começará seu percurso de conscientização ambiental na Escola Municipal Prefeito Takao Ono, no Jardim das Cerejeiras.

Os registros fotográficos que compõem a exposição são de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da escola e foram realizados durante visita monitorada ao Parque Natural Municipal da Grota Funda e ao Patrimônio Natural da Pedrinha. No percurso da trilha das águas, os estudantes participaram de uma oficina de fotografia, passeio escolar que garantiu vivências importantes nesse contato com a natureza e com as belas paisagens do parque.

A partir dos registros dos alunos, a Atibaia Saneamento e a NTICS selecionaram 14 fotos para a realização da exposição, que ficará em cartaz no Jardim das Cerejeiras até o dia 8 de dezembro. Da escola, a mostra segue para o Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro), onde permanecerá de 12 de dezembro a 16 de janeiro de 2023. Para finalizar, o Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro) receberá a seleção de fotos de 18 de janeiro a 18 de fevereiro de 2023.

Programa de Trabalho Social (PTS)
O Programa de Educação Cultural (PEC) busca inserir os alunos em práticas sustentáveis, fortalecendo as experiências com o meio ambiente e incentivando a educação socioambiental. Com o intuito de promover a conexão entre os estudantes e a natureza, estimular a produção de projetos ecológicos criados pelos próprios alunos e contribuir para a formação de cidadãos preocupados com a preservação ambiental e sustentabilidade, ele tem sido realizado desde o início do ano nas escolas municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Por meio do programa, não só os alunos, mas também os professores têm passado por uma formação direcionada a temas que englobam uma melhor utilização dos recursos hídricos e naturais, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa integra o Programa de Trabalho Social (PTS) da Atibaia Saneamento, parceria público-privada (PPP) responsável pelo serviço de esgotamento sanitário no município.

Constituída pela SAAE e a Atibaia Saneamento do Grupo Iguá, a PPP também promove outra frente de trabalho dentro PTS, o projeto Culinária Sustentável, que busca incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, o empreendedorismo e a geração de renda por meio de oficinas gratuitas realizadas no Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Ambas as frentes têm apoio da Prefeitura e são realizadas pela NTICS.

Parque Natural Municipal da Grota Funda
Com quase 250 hectares de Mata Atlântica preservada, o Parque Natural Municipal da Grota Funda está localizado na Serra do Itapetinga, reunindo espécies relevantes da fauna e da flora local, algumas delas ameaçadas de extinção, motivos que costumam atrair pesquisadores até o local. Por ser uma Unidade de Conservação, a gestão do parque é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Atibaia e, atualmente, a visitação é realizada exclusivamente por agendamento através do e-mail: parquegrotafunda@atibaia.sp.gov.br .