268ª Cavalhada de Atibaia acontece no dia 26 de dezembro

Tradicional evento da cidade faz parte da “Festividade do Ciclo Natalino” e tem suas regras divulgadas.

Prefeitura da Estância de Atibaia confirmou o retorno da Cavalhada, tradicional evento da cidade que não foi realizado em 2020 em razão da pandemia de Covid-19 e que foi substituído por um desfile em 2021 pelo mesmo motivo. A Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário 2022, que faz parte da “Festividade do Ciclo Natalino”, acontecerá no dia 26 de dezembro, das 9h às 13h.

 

 

A Cavalhada de Atibaia é considerada um patrimônio histórico-cultural do município. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752, e hoje a Cavalhada está, inclusive, prevista no calendário oficial de eventos da cidade, já que é uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural. A Prefeitura ajuda na organização, com o objetivo de garantir que a Cavalhada ocorra sem transtornos à população, sem maus-tratos aos animais e de forma segura aos espectadores e participantes.

Decreto nº 10.175/2022 publicado pela Administração Municipal regulamenta a conduta e disciplina dos participantes, comercialização de produtos, bebidas e alimentos, além de outras providências, durante o evento.

A Prefeitura oferecerá, gratuitamente, um local exclusivo para concentração e dispersão dos participantes e seus animais – o espaço será uma área na Alameda Santa Filomena, no bairro Ressaca. O local poderá ser alterado conforme conveniência do Poder Executivo ou nos casos de razões de interesse público. Não será permitido o embarque e desembarque de animais fora da área de concentração e dispersão.

Para participar da 268ª Cavalhada os interessados deverão cumprir algumas exigências: crianças e menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis; será preciso respeitar rigorosamente os horários e o trajeto definido para o cortejo; e os participantes deverão estar com seus animais devidamente equipados com ferraduras, selas, arreios e/ou congêneres.

Os participantes não poderão conduzir animais com pessoas na garupa, na frente, em pé ou em outro meio que coloque em risco a pessoa ou o animal; não poderão utilizar de esporas e ou estímulos pontiagudos, cortantes e/ou macerantes que venham a causar ferimento no animal; não poderão apresentar-se visivelmente alcoolizados sobre o animal, ou portando bebidas alcoólicas, latas ou garrafas nas mãos; e não poderão levar bebida alcoólica em isopores nas carroças e charretes.

O decreto também estipula normas para o comércio de produtos, alimentos e bebidas e outros nas áreas, vias e logradouros públicos durante o evento, como a proibição da permanência de ambulantes e ou congêneres de qualquer espécie, antes, durante e depois do evento nas áreas definidas como concentração, dispersão e trajeto, entre outros pontos da cidade.

Percurso
O trajeto do cortejo terá o seguinte itinerário:
a) Jerônimo de Camargo;
b) Agenor Pedroso de Souza;
c) Zeferino Alves do Amaral;
d) Monsenhor Kolly; e
e) Av. da Saudade, onde farão apresentação ao público.

Seguirão pela Av. da Saudade até a Praça Guilherme Gonçalves, local em que a equipe organizadora/Festeiros, com no máximo 10 integrantes, fará o cortejo pelas ruas José Alvim, Visconde do Rio Branco, Praça Claudino Alves e Rua José Lucas; em seguida se encontrarão com a Cavalhada na Praça Claudino Alves, para as bênçãos, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Depois seguirão pelas Av. Nove de Julho e Av. Horácio Neto para retorno e dispersão na sequência.