Justiça Eleitoral prepara mesários para o segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em 10 de outubro conteúdo para os mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022, que acontece no próximo dia 30. O material de reforço visa garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança. O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições. A ideia é oferecer uma revisão para os que fizeram o treinamento para o primeiro turno e uma nova oportunidade para aqueles que ainda não realizaram a capacitação.

Em Atibaia, o treinamento dos mesários, tanto os convocados como os voluntários (70%), ocorreu de forma presencial, em dois dias, no Cine Itá, antes do primeiro turno. No caso do segundo turno, a Justiça Eleitoral divulgou que os conteúdos online não precisam ser realizados em sequência. Essa flexibilidade permite certa autonomia para que o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou conhecer. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

O Cartório Eleitoral de Atibaia observou pequenos atrasos no início da votação do primeiro turno, quando os mesários tiveram de ligar as urnas, habilitá-las, gerar a zerésima e registrar os nomes individualmente dos integrantes de cada sessão eleitoral. Acredita-se que todas as dúvidas foram sanadas. O segundo turno será mais fácil por exigir apenas duas votações – para presidente da República e governador do Estado.

Segundo o TSE, atuaram no primeiro turno em nível nacional 1.852.959 mesários, com ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram. É a demonstração da vontade dos mesários em contribuir, em fazer parte das eleições, em auxiliar os eleitores no dia da votação. Mostra ainda o compromisso deles com o Brasil e com a Justiça Eleitoral. A média de ausências nos anos anteriores era de 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de covid-19.

Tanto na página EAD, quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de forma a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte dos usuários. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também fica à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.