Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno

Na segunda-feira, 17 de outubro, a Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2022. O ato ocorreu simultaneamente em todas as unidades do estado. A atividade pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como, por exemplo, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as Forças Armadas. Em Atibaia, o Cartório Eleitoral seguiu esse procedimento, que consiste na atualização da carga realizada no primeiro turno.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no geral o procedimento é mais rápido, devendo ser concluído em três dias. São inseridos os dados dos candidatos que disputam o segundo turno e realizados testes de funcionamento do teclado, impressora, energia, áudio e vídeo. Também são inseridos os dados de eventuais eleições suplementares nas urnas dos municípios em que o pleito municipal estiver agendado para a data do segundo turno. Essa situação ocorrerá no Estado de São Paulo apenas no município de Pinhalzinho.

Após a atualização da carga, as urnas são lacradas e não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e eventuais representantes de entidades fiscalizadoras. Os cartórios preparam também as urnas de contingência, que podem substituir outras máquinas que apresentem eventual problema técnico durante a votação. No Brasil, serão preparadas 577 mil urnas, sendo que 115.557 só no estado de São Paulo. Esses números incluem as urnas de reserva.

Durante a preparação, entidades fiscalizadoras podem realizar auditoria em amostra de 3% a 6% das urnas eletrônicas para verificar se os dados do processo eleitoral estão corretos. Caso as entidades não compareçam, o juiz eleitoral determina realização da auditoria em no mínimo 3% das urnas.

ABSTENÇÕES – No primeiro turno, o Estado de São Paulo registrou que 21,6% do eleitorado não compareceu às urnas. As menores abstenções foram registradas nas faixas etárias de 55 a 59 (12,03%), de 60 a 64 anos (12,2%) e entre os jovens de 18 anos (13,6%). A maior abstenção entre os eleitores com obrigatoriedade do voto se deu na faixa entre 21 e 24 anos (23,71%). Entre os idosos de 70 a 74 anos e os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, 41,3% e 22,6%, respectivamente, não compareceram. Em 2018 os adolescentes de 16 e 17 anos registraram abstenção de 25,7%. Mais informações no endereço https://www.tre-sp.jus.br/.