Furtos de veículos dobraram entre julho e agosto em Atibaia

Número de casos representa aumento de 100% entre um mês e outro. Também houve crescimento na comparação com agosto de 2021.

Foto/Canva

O Atibaiense – Da redação

O mês de agosto teve aumento significativo no número de furtos de veículos em Atibaia. Total de casos registrados dobrou na comparação com julho, de acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Enquanto em julho foram 9 furtos de veículos, em agosto foram 18. Também houve alta com relação a agosto de 2021 – 38,4%. Chama a atenção ainda o fato de que, até agosto deste ano, já foram registrados 74 furtos de veículos na cidade, número 5,7% maior que o registrado em 12 meses em 2021. No ano passado foram 70 no total.
Entre 1º e 4 de outubro foram registrados dois casos. Um VW/Voyage foi furtado na madrugada do dia 1º, no Jardim Cerejeiras, em frente a uma residência. Na madrugada do dia 4, um caminhão Ford F350 foi furtado no mesmo bairro. O proprietário havia deixado o veículo na frente da casa.
Enquanto os furtos de veículos aumentaram, houve queda nos demais índices criminais na cidade. Os roubos diminuíram 42,1% entre julho e agosto. Os roubos de veículos permaneceram com seis casos em cada mês. Não foram registrados roubos de carga em agosto e os furtos também caíram em relação a julho.

MURALHA DIGITAL
Apesar do aumento no total de furtos de veículos, boa parte dos casos tem solução após identificação da Muralha Digital e do COI (Centro de Operações de Inteligência), sistema de monitoramento por câmeras que consegue detectar veículos furtados ou roubados.
Em 1º de setembro, por exemplo, o autor de um furto de moto no Alvinópolis foi rapidamente identificado e preso ao tentar fugir.
No último dia 28 de setembro, a Polícia Militar identificou uma moto roubada após alerta da Muralha Digital sobre a fuga. Os assaltantes foram presos.
As forças policiais conseguiram registraram, até agosto, a recuperação de 180 veículos. Entre julho e agosto houve alta de 35,2%. Foram 17 veículos recuperados em julho e 23 em agosto.

PRODUTIVIDADE CRESCE
A produtividade policial aumentou em agosto com relação a julho, especialmente com relação a registro de ocorrências de tráfico de drogas e número de pessoas presas em flagrante.
Houve alta de 127,2% no número de registros de ocorrências de tráfico, com 25 casos em agosto e 11 em julho. No ano, o acumulado é de 116 registros.
O total de flagrantes lavrados também aumentou, de 23 para 48 (108,6% a mais). São 281 registros entre janeiro e agosto. E o número de pessoas presas em flagrante teve alta de 103,8% (de 26 em julho para 53 em agosto). Em oito meses, foram presas em flagrante 337 pessoas.
O número de prisões efetuadas em Atibaia chegou a 470 no ano. Na comparação entre julho e agosto, houve crescimento de 53,4% – 66 em agosto e 43 em julho. Prisões por mandado aumentaram 23,5% – de 17 para 21. São 175 pessoas presas por mandado desde janeiro.
Com relação aos menores apreendidos, entre janeiro e agosto 34 infratores foram apreendidos em flagrante. Entre julho e agosto houve aumento de 50%.
O total de inquéritos policiais instaurados na cidade chegou a 859 em oito meses. Foram 134 em agosto.