Famílias participam de formação para interessadas em acolher crianças e adolescentes

 

As inscrições estão abertas para quem quiser fazer parte do Serviço Família Acolhedora de Atibaia (FADA).

Foto/SECOM

Acolher crianças e adolescentes que estão em dificuldades é um ato de amor. Em Atibaia, estão abertas inscrições a pessoas interessadas em fazer parte de uma formação para tornar-se família acolhedora e assim ajudar a quem mais precisa. O Serviço Família Acolhedora de Atibaia (FADA), implementado na cidade sob a coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), proporciona acolhimento provisório à criança ou ao adolescente que foi afastado do convívio familiar.

São acolhidos nesta modalidade de atendimento crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que poderão permanecer acolhidos até, no máximo, 18 meses. A família acolhedora será acompanhada pela equipe técnica do serviço durante o período em que a criança ou o adolescente permanecer acolhido.

No ato da inscrição as famílias serão entrevistadas e deverão apresentar os documentos pessoais de cada membro, sendo RG, CPF, comprovante de residência e de rendimentos; além de certidão negativa de antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (11) 9.1359-1905.

O serviço não restringe estruturas familiares. Uma pessoa sozinha ou um casal homossexual pode ser uma família acolhedora. Também não existem restrições sobre renda familiar, desde que a família tenha possibilidade de oferecer moradia e estrutura básicas para o crescimento da criança. O fundamental é ter disposição afetiva e emocional para proporcionar um ambiente familiar à criança ou ao adolescente.