Anna Luiza Calixto recebe prêmio nacional Neide Castanha

Considerada a maior premiação na área da literatura em direitos humanos, a estatueta conta com ilustração do cartunista Ziraldo.

Para narrar em primeira pessoa uma história de resiliência e enfrentamento contra a violência sexual infantil, a escritora, palestrante, fundadora do antigo Projeto Social Os Cinco Passos e novo Projeto Social Bem me quer, estudante de Ciências Sociais pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), ativista na área do direito da criança e do adolescente desde 2008, Anna Luiza Calixto deu vida à menina brasileira nas páginas da Cartilha Bem me quer, mal me quer?, ilustrada pela designer gráfica Stephanie Marino, manual prático de prevenção, orientação, ludicidade e enfrentamento contra esta severa violação de direitos.

A escritora e palestrante Anna Luiza a estatueta conquistada. Durante a Semana Literária, Anna celebrou a premiação junto com a Secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz.

 

A décima primeira edição do Prêmio Neide Castanha, premiação nacional realizada pelo Comitê Nacional de Enfrenta-mento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formado por nomes como os dos representantes Karina Figueiredo e Gilliard Laurentino, premiou o livro escrito por Anna Luiza na categoria Produção de Conhecimentos.
Anna Luiza Calixto foi parabenizada pelo procurador do trabalho do estado do Ceará pelo empenho na luta pelos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e, durante a entrega do prêmio, Karina Figueiredo apontou que “a jovem Anna Luiza Calixto é uma referência de protagonismo jovem na luta pela dignidade sexual e a Cartilha Bem me quer, mal me quer? é um instrumento representativo para instruir, orientar e inspirar tantos meninos e meninas brasileiras a denunciar casos de violência sexual.”
A publicação está completando dois anos e meio e já alcançou todos os estados do Brasil, através de Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, CRAS, CREAS, SUAS, SUS, Polícia Militar, OSCs, Projetos Sociais e Movimentos Populares, Sindicatos e Escolas.
“A literatura infantil é muito mais do que uma forma de expressão artística, é uma ferramenta poderosa para prevenir e enfrentar tantas violências, inclusive a sexual. A Bem me quer, mal me quer? é um instrumento representativo que tem tocado um sem número de meninas e meninos brasileiros, brancos, miscigenados, indígenas, ribeirinhos, dos povos das águas, ciganos, de comunidades remanescentes de quilombos e imigrantes. A Cartilha é de todos e todas que acreditaram no seu potencial e nos deram a mão ao escrevermos esta história, apostando todas as fichas na possibilidade de bater à porta da infância antes que a violência sexual o faça.” – disse a autora Anna Luiza ao receber a notícia da premiação.
Durante visita nesta semana à Jornada Literária no Cine Itá Cultural, Anna Luiza levou a estatueta para mostrar à Secretária de Educação Eliane Doratiotto e juntas ambas celebraram a premiação que, segundo a autora, não teria sido possível sem a educação de Atibaia, através da qual a jovem estudou até o final do ensino fundamental I.
Esta é mais uma conquista que a jovem atibaiense compartilha com a população do município de Atibaia. É válido lembrar a todos que a Cartilha Bem me quer, mal me quer? foi distribuída durante os encontros da Prefeitura e você para as crianças e adolescentes da cidade, promovendo a prevenção da violência sexual desde a primeira infância, como uma responsabilidade de todos, em parceria com a Secretaria de Educação.